Bola Cheia
Ontem, foi realizado o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Japeri. O decreto com a decisão do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, foi publicado no Diário Oficial do Município. A medida beneficiará funcionários estatutários, temporários e comissionados.
Bola Murcha
Atenção motoristas que usam a Linha Vermelha como roteiro entre a Baixada e a Capital! Bandidos disfarçados de vendedores de biscoitos estão roubando na via. As ações criminosas acontecem durante os engarrafamentos. Os ladrões se aproximam do veículo com a arma sob o saco (de biscoito) e rendem quem estiver com a janela aberta. Todo cuidado é pouco.
Empresários apoiam projeto
‘Chama Empreendedora’
Na última quarta-feira (9), o delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), de Nova Iguaçu e região, Jorge Miguel de Moura (direita da foto), esteve em reunião com Paulo Protasio (centro), presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) e o Conselheiro eleito do CRC-RJ, Victor Mota (esquerda), atual presidente da CISANI (Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agricultura de Nova Iguaçu).
O objetivo do encontro foi a entrega de uma carta de apoio ao projeto “Chama Empreendedora”, a iniciativa consiste em envolver a rede das associações comerciais brasileiras no roteiro oficial do revezamento da Tocha Olímpica. A ideia é percorrer todas as cidades por onde o símbolo dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 passará.
O projeto pretende integrar o país através da capilaridade de suas associações comerciais em um movimento de retomada do crescimento nacional, inspirado no espírito olímpico de fraternidade e unidade. O associativismo e a iniciativa privada podem colaborar, contundentemente a retirar o país da crise.
A Cisani se colocou à disposição do projeto, uma vez que a “Tocha Olímpica”, tem a cidade de Nova Iguaçu em seu roteiro. Interessados em obter mais informações sobre o “Chama Empreendedora’ podem enviar e-mail para chamaempreendedora@acrio.org.br
Pelada em Tinguá
Em tempo de peladas festivas de fim de ano, uma das mais tradicionais e esperadas da Baixada vai acontecer no próximo dia 19, a partir das 10h, no campo do Tinguá Futebol Clube. No campo, ‘Amigos do Riquinho’ x ‘Amigos do Léo’ vão correr atrás da bola e mostrar quem tem mais gols para marcar. Detalhe: os dois times reeditarão o clássico Flamengo x Botafogo, o que será atração à parte. Após o futebol, todos poderão participar do churrasco, oferecido pelos organizadores do evento, Riquinho e Léo. Boa pedida!
Tucano quer voar
para outro galho
Em coletiva de imprensa, o senador Álvaro Dias (PSDB) afirmou ontem que pretende buscar mais representatividade e indicou sua saída do PSDB. “Estou buscando espaço para ser mais útil, uma ferramenta política onde possa atuar com maior visibilidade”, disse. O senador mostrou indefinição sobre sua saída do partido e de ingresso em uma nova agremiação partidária. Com a aprovação da janela de mudança partidária, o senador vai ter um curto período de tempo para definir se permanece, ou não, no PSDB.
Tucano quer voar
para outro galho (2)
Questionado sobre suas intenções nas eleições de 2018, o senador informou que não tem interesse em disputar o governo estadual, uma vez que já ocupou o cargo no passado. “Pretendo atuar em outro espaço político”, afirmou. O plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (9), um artigo da proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria janela para que detentores de mandatos eletivos migrem de partido sem serem condenados por infidelidade partidária e, consequentemente, sem o risco de perda do mandato.
Japeri tem contas aprovadas pelo TCE
Na quinta-feira (10), o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou as contas da administração financeira da Prefeitura de Japeri, relativas a 2014. O julgamento serviu para analisar a prestação de contas do Poder Executivo durante o mandato do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor. Pela primeira vez na história da cidade, um prefeito consegue aprovação total das contas por seis anos consecutivos. Através da análise técnica, o TCE-RJ constatou que o município de Japeri vem mudando para melhor e que os investimentos têm sido constantes em diversos setores.?
IFDM Firjan
Segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) deste ano, 12 das 16 cidades da Baixada (75%) apresentaram avanço. Uma delas foi Japeri, em que o aumento foi resultado de melhoras significativas nos indicadores de Emprego e Renda (+17,7%) e Educação (+15,6%). Seropédica foi a cidade com maior IFDM da Baixada (0,7715), com melhora nas três áreas de desenvolvimento do índice. Outras sete cidades também apresentaram crescimento nas três vertentes: Paty do Alferes, Magé, São João de Meriti, Guapimirim, N. Iguaçu, Mesquita e Belford Roxo.
IFDM Firjan (2)
Nenhuma das 16 cidades da Baixada registrou queda simultânea nas três áreas analisadas nessa edição. Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição – com base em dados oficiais de 2013, últimos disponíveis – o estudo traz comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.
IFDM Firjan (3)
O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). Foram avaliados 5.517 municípios, que abrigam 99,8% da população. Ficaram fora do índice cinco cidades criadas recentemente, que ainda não possuem dados suficientes para análise, e 48 que não declararam ou possuem informações inconsistentes.