Banco de Leite do Hospital Adão Pereira Nunes é referência para a Baixada

O mês de agosto é lembrado como Mês do Aleitamento Materno, instituído pela Lei nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer do mês, sejam intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, é hoje uma referência em ações de apoio ao aleitamento materno. Um exemplo disso é o Banco de Leite Humano do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN). Fundado em 2007, o equipamento faz parte da rede oficial de Bancos de Leite do Estado do RJ e se destaca como referência para as mães doadoras, principalmente na região da Baixada Fluminense.

O Banco de Leite Humano é um serviço responsável por ações de promoção, proteção, apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção láctea humana. Além disso, cuida da seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição gratuita do leite materno doado, sendo proibida a comercialização destes produtos que distribui.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite do HMAPN, Isabel Ferreira, não tem quantidade mínima nem máxima para as mamães fazerem a doação.
“Temos doadoras que entregam 100 ml por semana e outras que doam 1 litro por dia, depende da produção da mulher. Esse leite coletado nas doações, além de alimentar, também imunizam os bebês. Todas as mulheres que estão amamentando, e têm excedente de leite, devem procurar o Banco de Leite mais próximo e fazer sua doação”, destaca Isabel Ferreira.

Ela ressalta ainda que o serviço de doação pode ser feito através de visita domiciliar. Uma enfermeira vai à casa da doadora uma vez por semana, realiza o atendimento, entrega o Kit de coleta, orienta as doadoras quanto à ordenha e acondicionamento do leite coletado.
“Somos porta aberta 24 horas na assistência à amamentação e/ou doação, para qualquer mulher que esteja amamentando, tendo parido nesta unidade ou não, pelo SUS ou não, e que necessite de ajuda neste processo. Possuímos também o SOS amamentação 24 horas, através do telefone (21) 3675-0910, onde orientamos e tiramos dúvidas sobre amamentação e doação”, reforça a coordenadora do Banco de Leite do HMAPN.

Números de doação de leite humano
Em 2023, até o mês de julho, o Banco de Leite Humano ‘Margareth Magalhães Costa e Silva’, do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, contou com a doação de 177 doadoras e foram distribuídos leite humano pasteurizado para 152 receptores. Mais de 15 mil e 700 mulheres com dificuldade na amamentação foram atendidas e realizadas 271 visitas domiciliares. Foram doados 181 litros de leite humano e, destes, 124 litros foram distribuídos e chegaram aos recém-nascidos da UTI Neonatal do Hospital. Em 2022, o Banco de Leite registrou a colaboração de 435 doadoras, chegando a atender mais de 33 mil mulheres com dificuldade na amamentação.

O Banco de Leite do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) está localizado na Rod. Washington Luiz 109, BR-040, s/nº – Jardim Primavera – DC. O atendimento acontece em plantão 24 horas e também pelo SOS amamentação, através do telefone (21) 3675-0910.

error: Conteúdo protegido !!