Estudantes visitam Casa Sustentável de Eficiência Energética

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Os alunos irão conhecer como funciona uma casa sustentável, feita com containers e repleta de ecotécnicas como captação de água da chuva e de energia solar
Os alunos irão conhecer como funciona uma casa sustentável, feita com containers e repleta de ecotécnicas como captação de água da chuva e de energia solar

A próxima terça-feira (15) será especial para os alunos que venceram a primeira categotia da II Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação 2015 de Duque de Caxias. Os vencedores irão visitar a casa conceito do projeto Centro de Ecologia e Educação para a Economia Criativa, em Nova Iguaçu, uma iniciativa da Entidade Ambientalista Onda Verde, que coloca à disposição dos visitantes a mais diferenciada tecnologia em materiais de alta performance, eficiência energética e proteção climática.

A visita é uma iniciativa realizada através da parceria entre a Secretaria de Educação de Duque de Caxias e a Onda Verde, na qual dez alunos e quatro professores das escolas municipais Governador Mário Covas Junior, Marechal Mallet e Wanda Gomes Soares serão os contemplados. A proposta é de que os alunos conheçam a instituição e tenham uma aula a respeito de sustentabilidade. O espaço tem dois andares. A casa conceito funciona no primeiro andar. No segundo andar, o ambiente é usado como um espaço de capacitação onde um curso de economia criativa é oferecido para mulheres de 16 a 21 anos que estejam cursando o Ensino Médio.

Alunos e professores irão conferir de perto como funciona uma casa sustentável, feita com containers e repleta de ecotécnicas como captação de água da chuva e de energia solar, sistema de tratamento de esgoto, energia eólica, além de outros aparatos e materiais sustentáveis. O projeto tem como principal propósito a construção de uma casa modelo que sirva de espaço educador, contribuindo para a formação de jovens profissionais e estudantes de educação ambiental em busca de habitações sustentáveis.

Para o subsecretário municipal de Planejamento e Projetos Educacionais, Moisés Silva, a iniciativa vai permitir que os alunos e professores participantes tenham mais uma oportunidade de contato com técnicas discutidas durante a II FEMUCTI.

“Nossos alunos visitarão um espaço construído com eficiência energética e baixo consumo de água potável, conceitos que eles viram em muitos trabalhos apresentados durante a feira. Será uma experiência incrível para todos!”, ressaltou.

Saiba mais sobre o projeto

A Casa de Eficiência Energética foi construída na comunidade de Tinguá, em Nova Iguaçu, tem 240 m² e apresenta soluções para consumo de água, energia e emissão de CO2. A casa conceito ainda apresenta soluções de construção sustentável relacionadas à rapidez nas construções, moradias mais acessíveis, durabilidade dos materiais utilizados e seu reaproveitamento, além da saúde e conforto das pessoas que habitam os espaços.

A economia de energia da casa chega a quase 65% graças ao uso de materiais diferenciados. A ideia é reduzir a cultura do desperdício de matérias-primas e mostrar que é possível construir casas inovadoras e economicamente viáveis, contribuindo para um futuro mais sustentável para as próximas gerações. O local funciona como residência temporária para estudantes e pesquisadores de diversos lugares do Brasil e de países da Europa e América Latina durante a realização das pesquisas e estudos de campo na comunidade e na Reserva Biológica do Tinguá.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!