
Foto: Alina Souza
A partir desse final de semana, ações de mobilização acontecem em diversos pontos do estado. Para reforçar a luta contra o Aedes aegytpi na Baixada Fluminense, as secretarias municipais de Saúde estão promovendo o Dia D contra a dengue. Lançamento de cartilha e combate aos focos do mosquito serão algumas das atividades desempenhadas. Nova Iguaçu inicia as atividades neste sábado, a partir das 9h da manhã.
Em Nova Iguaçu, ação acontece em parceria com o Governo do Estado, que vai lançar cartilha em forma de revista em quadrinhos para alertar sobre o perigo da dengue e do Zika vírus. Para o secretário de Saúde do município, Luiz Antônio Teixeira Júnior, o Dia D contra a dengue é para mais uma vez sensibilizar a população sobre a importância de combater o Aedes aegypti e mobilizar a todos nessa importante luta. “Sabemos que muitas vezes os filhos influenciam os pais, então, usamos uma linguagem lúdica para que toda a família esteja engajada nessa batalha contra o mosquito”, explicou.
Segundo a secretaria, a Prefeitura investe no combate ao mosquito durante todo o ano. “Em 2015, por exemplo, os agentes da Vigilância Ambiental realizaram mais de 1,5 milhão de vistorias. Na semana passada, mais cinco carros fumacê começaram a circular pela cidade e na última quarta-feira (10) foi realizado treinamento para mais de 1.500 agentes de saúde”, informou a pasta. Ainda segundo a pasta, em outra frente de combate ao Aedes, Nova Iguaçu realizará no próximo dia 19 o Dia Z contra o Zika vírus, com novas ações em diferentess bairros da cidade.
Na cidade de Mesquita, a secretaria de Saúde irá realizará seu “Dia D” na quarta-feira (16), das 8h às 16h. “Agentes da Vigilância Sanitária irão até a Chatuba para promover uma campanha de conscientização da população e exterminar os focos de larvas do mosquito”, informou. Além disso, de acordo com a prefeitura, atividades em pontos estratégicos, como borracheiros e ferro-velhos, serão desenvolvidas em busca de locais que possam ser foco gerador do mosquito transmissor.

Em Queimados, o Dia D será na sexta-feira (18). “Faremos uma grande caminhada saindo do bairro da Porteira em direção ao Centro. Neste fim de semana, nossos agentes de endemia e a equipe de conservação e serviços públicos farão um mutirão de limpeza no bairro Paraíso”, informou a assessoria de imprensa do município. A ação faz parte da “Operação Força-tarefa”, que foi anunciada pelo prefeito da cidade no dia 9.
Na mesma data, as ações foram intensificadas em Duque de Caxias.A secretaria de Saúde da cidade informou que através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, Controle de Vetores e Zoonoses vem realizando intervenções ao longo do ano. “A secretaria realiza ações e mobilizações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, com visitas em residências, estabelecimentos comerciais, borracharias e ferros-velhos, onde são aplicados larvicida, distribuição de tampas de caixa d’água e material informativo”, informou.
Ações do Estado
A secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou esta semana a campanha 10 Minutos Salvam Vidas. A ideia é incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do Aedes aegypti das residências. Entre as iniciativas da secretaria estadual está a doação de 170 carros, com o objetivo de reforçar as frotas de 91 municípios do estado no combate às endemias. A campanha inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.
Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes que ajudam a evitar a disseminação do vírus transmissor da doença. Outro cuidado fundamental é a proteção individual de gestantes, com o uso de repelentes, de roupas que previnam o contato com o mosquito e de evitar exposição durante a manhã e final da tarde, períodos em que o Aedes aegypti costuma atacar as vítimas.
MS envia larvicida para Sudeste
O Ministério da Saúde enviou esta semana larvicida para estados do Sudeste e Nordeste como parte das ações de combate ao Aedes aegypti. Segundo a pasta, foram enviadas 17,9 toneladas do produto, conforme solicitação dos governos estaduais. A mobilização com agentes de saúde, compra de insumos e disponibilidade de equipamentos para aplicação de inseticidas e larvicidas integram uma das três frentes do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia,lançado este mês pelo governo federal.
De acordo com nota do Ministério da Saúde, a quantidade de larvicida enviada é suficiente para tratar o volume de água de mais de 3.500 piscinas olímpicas. O produto é usado quando não é possível eliminar o foco de água parada, local de reprodução do mosquito.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)