
Foto: Divulgação/Procon-RJ
Agentes do Procon Estadual e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) realizaram, na madrugada da sexta-feira (11), uma nova etapa da Operação Roleta Russa. Dessa vez, a Viação Trel, de Duque de Caxias teve seus ônibus fiscalizados e interditados. Já na Viação Alto Minho, de Nova Iguaçu, os agentes constataram que os ônibus interditados na ultima operação, estavam circulando sem autorização.
Na empresa de Duque de Caxias, o Procon interditou 44, dos 53 ônibus fiscalizados. Já o Ipem, vistoriou 22 veículos e encontrou neles tacógrafos com lacres violados. Segundo o órgão, a operação contou com o apoio do 15ºBPM (Duque de Caxias). Com a ação deste dia, chega a 362 o número de ônibus interditados este ano em ações da Operação Roleta Russa. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os veículos da Viação Trel serão liberados para circular, após as irregularidades encontradas tiverem sido corrigidas.
Segundo o Procon, foram encontradas as seguintes irregularidades: bancos soltos, para-brisas rachados, limpadores de para-brisas sem funcionamento, lanternas, faróis, luzes de freio e de ré, queimadas, baratas nos veículos, um extintor sem possibilidade de verificar a validade, documentos atrasados desde 2013, grades dianteira e tampas do motor empenadas e problemas no elevador de acesso para cadeirantes.
Descumprindo a lei
Na quinta-feira (10), os fiscais do Procon Estadual estiveram na garagem da Viação Alto Minho, e desinterditaram quatro dos 20 ônibus que haviam sido lacrados durante a operação realizada no ultimo dia 4. Entretanto, a entidade constatou que apesar da interdição, a empresa estava circulando com os ônibus autuados na semana passada. Pela infração, a empresa foi novamente penalizada.