Maternidade Mariana Bulhões realiza ação em alusão ao Agosto Dourado

O leite materno é o alimento mais importante para o bebê. Para enfatizar o tema, a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira (16) uma ação em alusão ao Agosto Dourado, na Maternidade Mariana Bulhões. O evento contou com rodas de conversa, palestras, dinâmicas, apresentações e brindes para as mães e gestantes que participaram da iniciativa.

A ação serviu para reforçar como o leite materno é essencial para o desenvolvimento do bebê. Além de ser uma fonte rica de nutrientes, anticorpos e outros benefícios que irão proteger a criança até a vida adulta, o ato de amamentar também representa a criação do primeiro vínculo entre mãe e filho.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, destacou a importância destas ações que acontecem durante todo o ano na rede municipal de saúde de Nova Iguaçu. “Intensificamos as ações de conscientização sobre o leite materno. Na Maternidade Mariana Bulhões temos um comitê que orienta, protege e promove o aleitamento para as pacientes ao longo do ano. Também buscamos instruir e dar suporte às famílias que são acompanhadas na atenção básica”, destaca.

O diretor geral da Maternidade Mariana Bulhões, Adriano Pereira, falou que o aleitamento materno é um dos principais focos de trabalho das equipes da unidade. “Procuramos sempre destacar para as famílias os benefícios da amamentação. O leite materno é essencial para a criança e funciona como uma primeira vacina, reduzindo a possibilidade do aparecimento de doenças na vida adulta. Para mãe é a oportunidade de se conectar com seu filho oferecendo a ele o primeiro alimento de sua vida”, explica.

Maternidade Mariana Bulhões é reconhecida pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança

A Maternidade Mariana Bulhões tem, desde 2017, o selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IAHC)”, programa  do Ministério da Saúde que promove a importância do aleitamento materno dentro dos hospitais do Brasil. Além das campanhas de Agosto Dourado, a unidade estimula políticas públicas sobre o principal alimento do bebê. A unidade conta com um comitê formado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais que prestam assistência sobre o tema para as pacientes.
Especialistas dizem que o leite materno diminui a chance de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, além de reduzir o risco de infecções e alergias. A recomendação é que os bebês sejam amamentados exclusivamente até os seis meses e/ou até dos 2 anos de idade, como complemento da alimentação.

“Acompanhamos as mães nas enfermarias para certificar que elas estão bem para amamentar. Enfatizamos a questão de oferecer o leite materno à criança e explicamos que o leite possui todos os nutrientes necessários que as crianças precisam desde que nascem até os seis meses de idade exclusivamente”, disse a enfermeira Sônia Abranches, representante do Comitê de Aleitamento Materno.

Moradora de Nova Iguaçu, Alerrandra de Oliveira Marques, de 20 anos, deu à luz ao pequeno Enzo Gabriel no dia 6 de agosto. Ela participou da ação e disse que aprendeu bastante sobre a maternidade e a amamentação, pois é mãe de primeira viagem.

“No início, eu tinha muitas dúvidas sobre o aleitamento materno, justamente pelo fato de ser mãe de primeira viagem. Aprendi algumas orientações, cuidados e como será bom para que meu filho tenha uma amamentação saudável e correta. Com certeza vou praticar tudo que vi aqui”, disse.

Durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu está promovendo ações voltadas ao aleitamento materno. As unidades básicas de saúde e clínicas da família promoveram rodas de conversa, ensinaram a correta posição do bebê na amamentação, entre outros assuntos que estimularam a amamentação.

Foto: Renato Fonseca

error: Conteúdo protegido !!