Belford Roxo realiza segundo dia de desfile cívico com 16 unidades

 O civismo e o patriotismo tomaram conta do segundo dia de desfiles cívicos de Belford Roxo. Com o verde e amarelo predominantes, as crianças e jovens de 16 unidades escolares esbanjaram alegria e conhecimento no bairro Nova Aurora. A Semana da Pátria é uma realização da Secretaria de Educação. Os desfiles continuam na próxima semana na seguinte ordem:  segunda-feira (04/09), do Parque São José, na terça-feira (05/09), Sargento Roncalli. Já na quarta-feira (06/09), a festa chega no Lote XV, e por fim, na quinta-feira (07/09), dia da independência do Brasil, a marcha vai para o Centro. 

De acordo com o secretário de Educação, Denis Macedo, depois de 10 anos, o desfile cívico volta a acontecer no bairro Nova Aurora. “Conseguimos trazer novamente essa grande festa para a região devido ao crescimento na área da educação. Isso é fruto do trabalho incansável do prefeito Waguinho (Wagner dos Santos Carneiro), que já reformou e inaugurou diversas unidades no bairro. Antes, realizávamos o desfile em quatro locais, e hoje precisamos de seis para que todos os alunos participem”, informou Denis.

Feliz por acompanhar mais um dia dos desfiles, o secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro, afirmou que a cada dia que passa, Belford Roxo cresce mais. “É nessa maratona de desfiles que podemos ver o quanto a Educação avançou em nossa cidade. Todos os trabalhos e apresentações dos alunos enquanto passam na avenida deixam claro o verdadeiro significado de transformação. E junto com isso estamos colaborando para que desde pequenas as crianças tenham noções de civismo e patriotismo e entendam o significado de cada um”, explicou Matheus.

“Todos pela educação”

Com o tema “Todos juntos pela Educação!”, as unidades mostraram o talento dos alunos através de pelotões com faixas e frases como: “A maior limitação ainda é o preconceito”, “Inclusão: um compromisso de todos” e “Somos todos iguais”, falando sobre a inclusão; “Ser professor é ajudar a escrever a história do futuro”, “Somos elos de união para uma educação transformadora” e “Escola e família: união que faz a diferença”, destacando a importância da educação na vida das pessoas.

Diversas escolas também trataram a Campanha Faça Bonito e outras sobre os simulados para as provas Saeb. Um destaque foi a Escola Imaculada Conceição que levou dois troféus representando os resultados dos últimos IDEB: 5,8 nos anos iniciais e 5,6 nos anos finais (o maior do Estado). E ainda o pelotão da EJA passou com frases e trabalhos de Conceição Evaristo. Além disso, as unidades renderam homenagens ao prefeito Waguinho, à deputada federal Daniela do Waguinho e aos secretários Denis Macedo e Matheus Carneiro.

Civismo e patriotismo

Toda feliz esperando o neto e a sobrinha desfilarem, a aposentada Ivanete Soares, 64 anos, explicou que é o segundo ano que acompanha a Semana da Pátria. “Eles desfilam todos os anos e é sempre lindo. Torço para que nunca se acabe, pois é uma tradição muito bonita, além de resgatarem personalidades e personagens que fazem parte da história”, disse. Diretamente da Escola Municipal Manoel Gomes, Ana Beatriz Silva de Oliveira, 14, já faz parte do pelotão que abre e fecha todos os desfiles, há dois anos. Ela explicou que ensaia bastante com as escolas e as bandas para estar tudo perfeito durante a semana. “Eu gosto muito de participar. Desfilo com uma grande responsabilidade de carregar a bandeira do nosso Estado. Para mim, esse evento representa o amor à pátria e a nossa história, e por aqui, tentamos demonstrar tudo isso”, garantiu a menina.

Esperando os filhos marcharem, Érica Silveira, 35, confeiteira, e Jackson Rezende, 34, motorista, contou que foi a primeira vez no desfile cívico. “A emoção estava grande e eles muito ansiosos. É importante trabalhar o sete de setembro com as crianças para que elas estudem e desde pequenas saibam o significado e fique para a memória”, garantiu Érica. “A Semana da Pátria representa a liberdade e patriotismo. Fui militar e sei como é importante amar a pátria e é essencial que esse sentimento cresça com as crianças”, finalizou Jackson.

Também desfilaram em Nova Aurora as Creches Casa da Criança, São Pedro, Sargento Welerson Lopes, Amélia da Silva Magalhães, Ursinhos Carinhosos, Irene Leonor da Silva Costa, Instituto Pedro Lucas; as Escolas Pastor Rubens de Castro, Capela São José, São Francisco de Assis, Waldemiro José Pereira, Tenente Valmor Lynch Valença, Ayrton Senna da Silva, Santa Cruz e o Ciep Municipalizado Ministro Gustavo Capanema. Marcaram presença os secretários Enira Ranúzia (indústria e Comércio), Luciano Arigone (Segurança Pública), André Rocha (Comunicação Social), Marcelo Machado (Transporte), Tatiana Ervite (Assistência Social, Cidadania e do Combate à Fome) e os vereadores Markinho Gandra, Danielzinho, Matheus igual a Você e Igor Feio.

error: Conteúdo protegido !!