Stellantis inaugura laboratório de Certificação de Dummies em Betim

A Stellantis deu mais um passo significativo em direção à excelência na segurança veicular com a inauguração do Laboratório de Certificação de Dummies. Localizado no Safety Center, o mais moderno espaço dedicado à segurança veicular no Hemisfério Sul, dentro do Polo Automotivo Stellantis de Betim, o projeto foi totalmente desenvolvido no Brasil pelo time global da Stellantis em parceria com uma empresa de tecnologia brasileira, especialista em aquisição de dados e equipamentos de testes.

O novo espaço tem o importante papel de realizar testes em cada parte do dummy, ou boneco antropomórficos (ATD), para garantir a precisão e consistência dos resultados em testes de colisão e outras simulações de impacto em conformidade com padrões globais de testes de segurança veicular, o que garante idoneidade e confiabilidade ao processo.

“O dummy, é um simulador de estruturas do corpo humano e desempenha um papel essencial em nossos testes de colisão. Com uma média de 50 sensores estrategicamente posicionados em cada dummy, conseguimos replicar de forma precisa as respostas do corpo humano em diferentes situações de acidente. Além disso, os diferentes tipos de dummies, com base em estatísticas globais e características biométricas, permitem simular uma variedade de biotipos e idades, garantindo que os veículos sejam testados para a segurança de todos”, explica Márcio Tonani, Vice-presidente Sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul.

O laboratório de Dummies (ATD) foi desenvolvido para fornecer as certificações para os Dummies para aplicação nos testes de colisão do mais alto nível na região. A Stellantis segue os mais modernos protocolos atendendo todos os requisitos globais, realizando testes de impacto e movimentações, colocando a prova cada sensor de forma específica e individual, devendo os mesmos atenderem o chamado “corredor de performance” para cada componente. Cada Dummy é submetido a uma nova certificação em um intervalo máximo de cinco Crash Test.

“Antes do laboratório, o processo de certificação dos dummies estava atrelado ao envio dos ‘manequins’ para laboratórios nos Estados Unidos ou na Europa (França e Itália). Com o novo Laboratório de Certificação de Dummies, a Stellantis fortalece sua presença na América do Sul e sua capacidade de atender às exigências regulatórias globais sem depender de recursos externos, podendo certificar e testar quantas vezes forem necessárias, garantindo agilidade e autonomia”, ressalta Tonani.  

Safety Center

O Safety Center é hoje o mais moderno centro de testes de colisão da Stellantis e um compromisso da companhia com a América do Sul. O espaço tem o objetivo de garantir as certificações legais e necessárias em todos os projetos desenvolvidos e aplicados para as marcas da Stellantis para entregar ao cliente produtos com a máxima performance em segurança veicular.

Com uma área de 7.600 m² e pista de 130 metros, com capacidade de realização de testes de impacto de até 4 toneladas, o Safety Center foi desenvolvido para realizar testes de impacto frontais, traseiros e laterais contra barreiras rígidas e deformáveis, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais. Além disso, as provas físicas realizadas no local simulando uma grande variedade de situações, avaliam a estrutura do automóvel bem como os sistemas de retenção (cinto de segurança e airbags). 

“Com a apresentação do Laboratório de Certificação de Dummies, a Stellantis reafirma seu compromisso em investir constantemente em segurança veicular na região e se estabelecer como uma referência, oferecendo produtos que proporcionam segurança e proteção aos seus clientes. O laboratório não representa apenas uma conquista tecnológica, mas também simboliza a dedicação da empresa em proteger o que há de mais importante: a vida dos ocupantes de seus veículos”, afirma o vice-presidente do Tech Center da Stellantis na América do Sul.

Conheça mais sobre o Laboratório de Certificação de Dummies aqui.

error: Conteúdo protegido !!