Desfile de moda marca encerramento da oficina ArteSuas

Um carnaval fora de época foi realizado nesta última quarta-feira, dia 30 de agosto, para festejar o encerramento da oficina de costura ArteSuas. O evento aconteceu no Barracão da GRES Tubarão de Mesquita, situado na Rua Prefeito José Montes Paixão 1261, e contou com a participação de autoridades da Assistência Social do município e das oficineiras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A festividade celebrou a conclusão dos estudos com a entrega de certificados de participação e um desfile, com produções confeccionadas pelas próprias alunas. Com direito a um tratamento de tranças e maquiagem, 18 mulheres participaram da dinâmica. A iniciativa é uma parceria da subsecretaria com a escola de samba local. 

O projeto teve a duração de dois meses de atividade e mais um treinamento voluntário, dividindo-se entre oito semanas de aulas práticas e teóricas e mais quatro semanas de intensivão. Os ensinamentos foram ministrados por costureiras locais e, nas aulas,  as estudantes desenvolveram conhecimentos de como trocar fecho e bainha, além de manuseio de  diferentes tipos de tecidos e máquina de costura reta. Para Adriana Gomes, oficineira de artesanato nos CRAS, a dedicação das participantes expressa o impacto positivo da ação. “Esse é um aprendizado diferenciado e, acima de tudo, um pontapé para que elas possam não só fazer pequenos consertos, mas crescer e construir uma renda pra família”, expressa a profissional. 

Apesar do encerramento, ainda será realizado na terça-feira, dia 5 de setembro, mais um intensivão para aquelas que não se sentem totalmente confiantes com a máquina de costura. Durante a fase das inscrições, a procura pela oficina ultrapassou as expectativas, tornando necessário a criação de uma lista de espera para matrícula nas próximas turmas. Aqueles que tiverem interesse podem comparecer tanto no Espaço da Mulher Mesquitense quanto em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, portando os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Os usuários que estiverem na fila de espera podem comparecer ao Barracão da GRES Tubarão de Mesquita nos dias de segunda, terça e quarta-feira, das 10h às 14h, para validar a inscrição.

“Não apenas estamos adquirindo conhecimentos práticos, mas também construindo conexões significativas. Essa colaboração está verdadeiramente elevando nossa qualidade de vida e abrindo portas para um futuro mais promissor” afirma a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Sildivânia Souza.
“Foi uma honra poder encerrar esse ciclo com tanta felicidade, o nosso laboratório de corte e costura foi um sucesso”, comemora o presidente da Tubarão de Mesquita, Paulo Sérgio.

error: Conteúdo protegido !!