Projeto Defesa Civil Juvenil tem aula inaugural em Mesquita

Ação transforma jovens em agentes multiplicadores, instruindo-os a lidar com condições adversas – Na tarde da última terça-feira, dia 5 de setembro, aconteceu a aula inaugural da edição 2023 do Projeto Defesa Civil Juvenil. Neste ano, a iniciativa acontece na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, que fica na Avenida Roberto Kennedy, em Rocha Sobrinho. A abertura contou com uma palestra de apresentação do programa e dos conteúdos desenvolvidos no curso. Teve ainda a entrega dos uniformes oficiais aos participantes, que também já iniciaram o treinamento de formação. Ao todo, 43 alunos marcaram presença na primeira aula. O programa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 

Durante a atividade, ensinamentos sobre segurança civil, diversidade de conhecimentos e catástrofes naturais foram abordados em sala de aula, assim como o papel dos agentes na proteção da comunidade. Os alunos receberam lições práticas sobre diferentes tipos de manuseio dos equipamentos, além de instruções de prevenção de acidentes e primeiros socorros. Para Lázaro Daniel da Silva, instrutor de combate a incêndio com mais de 10 anos de experiência, o programa prepara a turma para fazer o bem a toda a população mesquitense.

“Esse sentido de ajudar ao próximo é muito legal. Já fiz parte da Guarda Mirim e decidi participar dessa turma para acrescentar mais em minha vida”, diz Eloá Mariano Silva, estudante do 7°ano.

Na semana que vem, dia 12 de setembro, a equipe do SAMU conduzirá uma aula especial sobre primeiros socorros. O Projeto Defesa Civil Juvenil terá a duração de dois meses de atividade, sendo conferido o certificado de conclusão, expedido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, através da Subsecretaria de Defesa Civil de Mesquita. 

“Com aulas práticas e diversas experiências em cidadania, saúde e meio ambiente, os conhecimentos adquiridos através do Projeto Defesa Civil Juvenil 2023 são cruciais e preparam esses jovens para a vida”, enfatiza o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior.

error: Conteúdo protegido !!