Cursos gratuitos estão com inscrições abertas para qualificação na Baixada

Capacitações oferecem formação profissional para o mercado de trabalho que, na região, se destaca com as oportunidades do setor de Serviços – O setor de Serviços se mantém como o responsável pelo saldo positivo na geração de empregos na Baixada Fluminense. A última análise da Firjan, feita a partir da plataforma Retratos Regionais, aponta que, nos últimos seis meses, os segmentos ligados ao setor foram responsáveis pela oferta de mais de 18,6 mil novos postos de trabalho nos municípios da Baixada. Para fortalecer a formação de mão de obra qualificada para a região, a Firjan SENAI está com inscrições abertas para cursos de diferentes segmentos por meio do edital de gratuidade. Em Duque de Caxias e Nova Iguaçu ainda é possível se inscrever em uma das 200 vagas, nos 15 títulos ofertados.  

Os cursos gratuitos oferecem oportunidade para a formação profissional e qualificação de mão de obra. “Temos um mercado de trabalho bastante competitivo e se torna cada vez mais necessário estar preparado para as ofertas. O setor de Serviços tem uma gama de oportunidades na região e a qualificação profissional é fator determinante para conseguir uma boa colocação nas empresas”, destacou o empresário do setor têxtil, Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região

A conquista de uma qualificação está sendo responsável pela mudança de vida da ex-aluna da Firjan SENAI Caxias, Nilzete Paulo da Silva Lima, de 37 anos, que trabalha com costura. A aluna procurou o curso para aprender a operar máquinas industriais, como as usadas nos cursos da Firjan SENAI. Há um mês formada, deixou de ser uma revendedora e passou a produzir suas próprias peças de moda praia.  

“Hoje sei operar uma máquina reta, overloque e colarete. Estou fabricando as minhas próprias peças, com minha pequena confecção”, destacou a aluna, ressaltando que por meio do curso gratuito conseguiu se especializar e ganhar autonomia profissional. “Para mim existe um antes e um depois do SENAI. O curso me abriu um horizonte e consegui resgatar a minha vida profissional”, enfatiza. 

As capacitações oferecidas nos cursos gratuitos são caminhos para quem deseja seguir com o próprio negócio e porta de entrada para quem quer conquistar uma colocação no mercado de trabalho. Em Nova Iguaçu, uma das empresas associadas à federação, que atua no segmento automobilístico, a Alta Performance, está entre as que constantemente buscam profissionais especializados. “Estamos sempre em busca de novos talentos entre os profissionais formados pela Firjan SENAI, onde também direcionamos nossos profissionais para atualização em suas formações. Temos grande demanda por profissionais com conhecimento técnico e essa formação é muito importante”, destaca Vilmar Nascimento Martins, gerente geral da empresa que busca valorizar a mão de obra local.  

Cursos do edital de gratuidade e qualificação setorial oferecem oportunidade de capacitação em diferentes áreas 

Na Firjan SENAI Caxias, o edital de gratuidade, acessado pelo www.firjansenai.com.br/cursosgratuitos, está com inscrições abertas para os cursos de Administrador de Banco de Dados, Assistente Administrativo, Assistente de Operações em Logística ou de Produção Industrial, Eletricista de Obras, Instalador de Sistema Fotovoltaicos, Mecânico de Manutenção, Mecânico de Manutenção de Equipamentos Hidropneumáticos, Operador de Infraestrutura de Redes, Operador de Movimentação e Armazenagem de Material, Operador de Produção Industrial e Operador de Back-end.  

Ainda em Duque de Caxias estão sendo ofertados os cursos de qualificação setorial para a capacitação de Confeccionador de Bolsas em Tecido, Operador de Máquinas de Usinagem CNC, Almoxarife e Desenvolvedor de Projetos Maker em Fablab. Para esses, as inscrições devem ser feitas pelo www.firjansenai.com.br/cursorio/portal/lista_cursos_qualificacao_setorial

Também com edital de gratuidade (www.firjansenai.com.br/cursosgratuitos), as instalações da Firjan Nova Iguaçu, ainda conta com vagas para os títulos de Almoxarife, Eletricista de Automóveis, Mecânico de Manutenção e Mecânico de Motores Ciclo Otto. 

error: Conteúdo protegido !!