Saúde e Beleza – 17/12

Semana da Alegria para fisioterapia em Mesquita

Festa reúne pacientes do setor de fisioterapia na Policlínica Municipal de Mesquita

Festa reúne pacientes do setor de fisioterapia na Policlínica Municipal de Mesquita

Pacientes que fazem fisioterapia na Policlínica Celestina José Ricardo Rosa, no Hospital São José, em Mesquita, dançaram e brincaram durante todo o dia de ontem, na abertura da Semana da Alegria. Mas a animação não para por aí. O evento, organizado pela equipe de coordenadores da fisioterapia Raphael Jardim, Rosane Cordeiro e Maria José da Silva, vai até sexta-feira com direito a shows de música ao vivo do cantor José Renato e confraternização de Natal.
Segundo a supervisora de fisioterapia Rosane, a ideia surgiu para promover mais interação entre os pacientes e para aproveitar a alegria do clima de festas de final de ano. “Nós recebemos uma média de 700 pacientes por dia e não daria para juntar todo mundo numa festa só, então organizamos a Semana da Alegria.  Cada paciente chega no seu horário e no seu dia de tratamento curte, brinca, dança e se diverte”, explicou Rosane.
A ideia foi aprovada pelos pacientes, que já sugeriram que o evento aconteça outras vezes no ano. “Bom seria se fizéssemos festas assim sempre. Me trato aqui há seis anos e já me sinto em casa com essa equipe e com os amigos que fiz aqui”, contou Waldomiro da Silva, de 73 anos, portador do mal de Parkinson. Já Enedina Lopes, de 62, não parou de dançar apesar dos problemas que tem no joelho. “Hoje nem me lembro da dor, quero me divertir”, disse. Na sexta-feira, quando será realizado o encerramento do evento, haverá distribuição de brinquedos para as crianças atendidas no setor.

 

Dica para diminuir a ansiedade

Há uma técnica clássica de respiração utilizada para o gerenciamento da ansiedade. É o que vamos chamar de respiração quadrada.
Quadrada porque é feita em quatro etapas e todas com a mesma duração.
É como um quadrado, uma forma com quatro lados iguais. Neste caso, é uma respiração feita em quatro etapas, com duração semelhante.
As quatro etapas são: inspiração, pausa cheio, expiração e pausa vazio.

Preparação:
Sente-se confortavelmente. Observe a sua respiração, percebendo o ritmo da sua respiração. Coloque a sua atenção no seu corpo, deixando todo o resto de lado. Mantenha a boca fechada durante o exercício deixando a respiração acontecer suavemente pelas narinas.
Agora inicie:
1 – Deixe o ar entrar em seu corpo, enquanto você conta lentamente até três.
2 – Segure o ar nos pulmões, contando lentamente até três.
3 Solte lentamente o ar, contando lentamente até três.
4 – Após a expiração mantenha-se sem ar, contando lentamente até três.
5 – Volte ao passo 1 e continue repetindo este ciclo, sem pressa…

Faça inicialmente estes ciclos por um minuto e veja como você se sente.
Se estiver bem, retome e aumente o tempo de exercício para 3 minutos.
Agora pare o exercício e se observe.
Se você tiver feito o exercício corretamente provavelmente vai estar se sentindo mais relaxado e menos ansioso.
Se estiver sentindo tontura é provável que você exagerou um pouco nas etapas de inspiração e expiração e não deu as pausas necessárias.
É muito importante um equilíbrio entre as quatro etapas. As pausas são tão importantes quanto inspirar ou expirar.
A tontura tende a passar sozinha, mas se você quiser ajudar a diminuir a tontura, retome o exercício com o cuidado de fazer a respiração DEGAVAR, SEM PRESSA, respeitando cada etapa: inspiração, pausa cheio, expiração e pausa vazia.
O exercício deve ser confortável. Se sentir desconforto, pare e deixe para fazer outro dia.
Você pode achar mais confortável contar até 4 em cada etapa, não importa; o importante é manter uma respiração lenta e regular, em quatro etapas. Faça uma contagem mental, você não precisa falar os números. Mantenha a boca fechada e respire pelo nariz.
Se o exercício te ajudar, pode praticá-lo todo dia.
Se quiser, você pode aumentar o tempo do exercício, fazer 5 ou 10 minutos de cada vez.
Sob estado de ansiedade a respiração tende a ficar rápida e superficial e a pessoa frequentemente tem a sensação de não ter ar suficiente. Este exercício corrige esta distorção, ajudando a diminuir o estado de hiperventilação, que causa várias sensações típicas do estado ansioso como tontura e formigamento.

error: Conteúdo protegido !!