Texto e Fotos Marcus Lauria
Líder de vendas no mercado de picapes compactas, a Fiat Strada Picape foi carro mais vendido em 2022 e manteve a hegemonia, embora tenha assumido 1ª posição no acumulado do ano em fevereiro. O modelo teve 50.546 unidades emplacadas no período, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Segundo a Fenabrave, as vendas subiram 9,8% neste semestre na comparação com o mesmo período do ano passado, alavancadas especialmente pelo programa de descontos do governo federal. Foram 934.519 carros vendidos no 1º semestre de 2023, contra 851.386 no mesmo período de 2022.

Para continuar com essa trajetória de sucesso, o modelo chega com novidades, entre elas a mais esperada de todas, o motor turbo flex, além das mudanças no design, uma nova versão para deixar a gama ainda mais completa e até mesmo uma edição limitada comemorativa muito especial. Aproveitando esse lançamento a marca nos cedeu por uma semana a nova versão Ultra com o motor turbinado da qual pude testar e ver como as mudanças estéticas e mecânicas fizeram bem para a picape mais vendida do segmento.
A grande novidade para esse ano fica por conta do motor Turbo 200 Flex, se tornando primeira picape B-picape turbo flex no mundo. O propulsor, que estreou no Pulse, faz parte da família de motores desenvolvida pela Stellantis. Com três cilindros, segue a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Ele traz turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa. Além disso, conta com o MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis, dotada de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões.
Com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm, o propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes. A versão avaliada vem equipada com o botão Sport no volante. Com seu acionamento, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).

A versão Ultra, já conhecida na gama da Toro, chega como novidade para completar a família Strada. Com mais esportividade, ela entra no topo da linha do modelo, junto com a Ranch. Por dentro, os bancos dianteiros levam a escrita com nome da versão bordada em vermelho.
A Strada em sua nova linha 2024 ainda traz mudanças no design. O modelo traz externamente dianteira com nova grade frontal, novo para-choque integrado, novos faróis de neblina em LED e novo skidplate, revelando um visual mais robusto. A grade traz também o distintivo da Fiat. Além disso, a Fiat Strada Ultra ganha uma dose extra de conforto com novos bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro. Para completar, traz nova rodas diamantadas com fundo black piano na versão avaliada.

Por dentro, ganha novo volante com Fiat Script em todas as versões e botão Sport integrado (esse último apenas nas versões com motor turbo flex), além de novos painéis de porta com detalhes em couro. Para quem vai na frente o conforto é um destaque, a posição de dirigir é fácil de achar graças as regulagens de volante banco. Para quem vai atrás o espaço fica um pouco reduzido, ainda mais para quem é mais alto, podendo bater com a cabeça no teto. Para as pessoas de baixa e média estatura o espaço é adequado e não traz transtornos.
Vale dizer que a Fiat Strada é equipada com recursos como controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda há TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores. A picape também conta com sistema multimídia UCONNECT 7, que oferece conectividade avançada com Wireless Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, conta traz ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio.

Outros destaques da picape líder do mercado brasileiro são sua capacidade de carga, ideal tanto para quem utiliza o veículo para trabalho quanto para lazer. As opções de cabine plus carregam até 720 kg e 1.354 litros. Já as de cabine dupla oferecem 650 kg e 844 litros. A capacidade de reboque é de 400 kg. Uma das suas funcionalidades está na modularidade, já que contém quatro ganchos inferiores e seis superiores de fixação na caçamba, o que garante ainda mais segurança no transporte de cargas. Vale ainda mencionar a sua altura mínima do solo entre 185 mm e 214 mm (variando de acordo com a versão) e seus ângulos de entrada e saída, com 23 graus e 29 graus, respectivamente.
Usada na sua maior parte do tempo no trânsito a picape da Fiat se saiu bem no dia a dia. As acelerações são lineares e constantes, mantendo a trajetória sempre alinhada. Os buracos e desníveis passam quase que despercebido devido a sua altura do solo e os pneus de perfil maiores. Nas curvas ela se sai bem com o auxílio dos recursos de segurança e nas ultrapassagens o motor turbo da conta do recado e deixa o motorista bem mais confiante. Em um trecho de serra a Strada se saiu bem nas curvas, mantendo sempre a trajetória dentro do seu limite e mesmo com a caçamba vazia não saiu de traseira.

A Fiat Strada em sua linha 2024 segue contando com diversos acessórios Mopar para equipar a picape. Como destaque, estão itens que garantem mais versatilidade e funcionalidade à caçamba, como a Fiat Box, o extensor com três funções (rampa, extensor e organizador) e o organizador. A linha 2024 da Fiat Strada agora conta com oito versões, sendo a Endurance CP 1.3 Flex MT de entrada por R$ 100.990 chegado até a Ultra com motor turbo (versão avaliada) por R$ 132.990. A versão comemorativa “Edizione 25” é a mais cara e sai por R$ 135.990.

*FICHA TÉCNICA:
Motor
1.0 Turbo 200 Flex, de três cilindros em linha e 12 válvulas
Potência/Torque
Potência: 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina a 5.750 rpm // Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão
CVT de 7 marchas
Suspensão
Dianteira: Independente, McPherson // Traseira: Eixo rígido
Consumo
Cidade – 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina // Estrada – 9,4 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina
Roda e Pneus
205/55 R16
Freios
Dianteira: Disco ventilado // Traseira: Tambor
Peso
1.251 kg
Dimensão
Comprimento: 4.448 mm // Largura: 1.732 mm // Altura: 1.601 mm // Distância entre eixos: 2.737 mm // Altura do solo: 185 mm // Comprimento da caçamba: 1.178 mm // Largura da caçamba: 1.310 mm // Altura da caçamba: 605 mm
Capacidade
Ocupantes: 5 lugares // Caçamba: 844 litros // Tanque de combustível: 55 l
*Dados do fabricante