
Foto: Thiago Loureiro
Na Baixada Fluminense, a cidade de Nova Iguaçu foi a que mais cresceu no ranking do empreendedorismo e no bom atendimento às micros e pequenas empresas. As informações foram divulgadas esta semana pelo Sebrae, durante o Programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas, que é organizado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo. O projeto tem a finalidade de extinguir a burocracia no processo de abertura dos pequenos empreendimentos no município, além de atrair novas empresas e melhorar o atendimento.
Nova Iguaçu subiu 84 posições no ranking do Sebrae de cidades empreendedoras e passou de último lugar para oitavo no estado, segundo da Região Metropolitana e o primeiro da Baixada. O município amargava a última colocação no Estado por falta de uma lei específica para abertura de empresas. Os decretos eram desatualizados e com isso geravam uma série de procedimentos que atrasavam o processo de abertura e legalização de novos cadastros. Através de parceria da prefeitura com a Junta Comercial do Estado e o Sebrae, o primeiro passo foi dado através da criação do comitê gestor, composto por membros das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Procuradoria Geral, Fazenda, Meio Ambiente, Assuntos Estratégicos, Comissão Permanente de Licitação, Controle Geral, Saúde, Educação, Obras, Defesa Civil e Planejamento.
Em seguida, o prefeito Nelson Bornier criou a Lei Complementar das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual. “Uma série de medidas como o mapeamento de processos existentes, alteração e legalização foram realizadas ao logo do trabalho. O prefeito ainda criou a sala do empreendedor, que oferece atenção exclusiva ao pequeno e micro empresário. Hoje, conseguimos facilitar muito todo o processo. O que antes demorava três meses para abertura de uma empresa, agora é feito em, no máximo uma semana. No caso das microempresas, o CNPJ sai na hora. Serviços como certidões negativas, nota fiscal e alvará também podem ser emitidos online”, explica o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Carlos dos Santos.
O secretário de Governo, Thiago Portela, comemorou o avanço da cidade. “É muito satisfatório ver que Nova Iguaçu saiu em menos de um ano da última colocação no Estado do Rio de Janeiro e hoje é o município da Baixada Fluminense mais preparado para atender o micro e pequeno empreendedor. Fico feliz em ver a integração das secretarias dando resultados concretos. Hoje estamos dando exemplo para outros municípios”, avalia Portela.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Iguaçu, a sala do empreendedor e a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro funcionam em Nova Iguaçu na Avenida Governador Portela, nº 812, no Centro, de segunda a sexta, das 9h às 17h.