Dezembro Vermelho de prevenção ao HIV/AIDS mobiliza Duque de Caxias

No dia 01 de dezembro é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias promoverá, no decorrer de todo o mês, denominado “Dezembro Vermelho”, campanhas educativas de conscientização e de testagem para o HIV nas unidades de saúde do município, com o apoio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS.

A campanha, instituída pela Lei Municipal nº 2.765/2016 e reforçada pela Lei Federal nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV/Aids, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas.

Muitas pessoas passam a vida sem testar para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A realização periódica da testagem é importante na luta contra as infecções. Por isso, é importante se informar e solicitar a testagem nas unidades de saúde do município. O teste é realizado de forma gratuita e sigilosa no serviço público de saúde.

Além dos serviços oferecidos permanentemente pela rede pública de saúde, o município vai promover ações especiais pelo Dezembro Vermelho, com campanha educativa e testagem rápida, nos seguintes locais:

* 05/12, Terça-feira – 10h às 14h
Local: Centro de Referência da Cidadania LGBT
Endereço: Rua Frei Fidélis, 501 – Centro – DC (em frente ao Restaurante Popular);

* 05/12, Terça-feira – 09h às 12h
Local: UPH Saracuruna
Endereço: Av. Presidente Roosevelt, s/n°;

* 08/12, Sexta-feira – 09h às 17h
Local: UPH Pilar
Endereço: Rua Carlos Avelar, s/n°;

* 11/12, Segunda-feira – 09h às 12h
Local: UPH Imbariê
Endereço: Rua Santa Catarina, s/n°;

* 11/12, Segunda-feira – 09h às 12h
Local: UPH Xerém
Endereço: Av. Nóbrega Ribeiro, s/n° – Vila Nossa Sra. das Graças.

A Câmara Municipal de Duque de Caxias também vai realizar um evento alusivo à campanha, no dia 13 de dezembro, das 14h às 17h, que terá como tema “Diálogo Intersetorial para o Enfrentamento da Tuberculose e do HIV/AIDS”. O encontro será no plenário da Câmara Municipal, localizada na Rua Paulo Lins, n. 41, Jardim 25 de Agosto.

Confira a lista das unidades de saúde da rede municipal e endereços, acessando o link: http://saude.duquedecaxias.rj.gov.br/

error: Conteúdo protegido !!