Saúde e Beleza – 24/12

Ambiente prepara Horta Municipal para 2016

151223 saúde e beleza

A Secretaria de Meio Ambiente realizou ontem, intervenções na Horta Municipal. Agora, a horta encontra em estágio de descanso com objetivo de que a terra, onde são cultivados os vegetais, se torne mais fértil.

A Horta Municipal fornece alimentos como alface, cebolinha, cheiro verde, beterraba e couve para cerca de 60 unidades escolares e abrigos municipais. As hortaliças servem para complementar a merenda escolar proporcionando a alimentação saudável para os alunos do município e ajudando no fortalecimento do corpo, o que estimula melhores resultados no aprendizado.

Na Expo de Itaguaí, a horta recebeu o formato em mandala, que pôde ser vista do céu, além de ter atraído grande parte da população devido ao seu tamanho, forma e beleza. Na ocasião, também foi feito um lago artificial no centro da horta, o que chamou ainda mais a atenção dos frequentadores. De acordo com secretário Hamilton Medeiros, o formato em mandala representa um círculo mágico ou a concentração de energia, além de dar um tom diferente ao cultivo.

 

Pilates previne em até 25% problemas cardíacos

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), atividades físicas moderadas e regulares, como o Pilates, reduzem de 20% a 25% o risco de problemas cardíacos, além de diminuírem a gravidade de deficiências associadas a cardiopatias e outras doenças crônicas. Isso, porque a atividade trabalha corpo e mente, auxiliando o praticante no aumento da capacidade respiratória, ganho de consciência corporal e maior oxigenação sanguínea durante o exercício, aumentando com isso o funcionamento cerebral.
Segundo os fisioterapeutas, a prática dos exercícios do Pilates eleva os batimentos cardíacos, levando sangue rico em oxigênio para todas as fibras musculares. “Esse processo ajuda a reverter disfunções nos vasos sanguíneos e, por aumentar o consumo de oxigênio no sangue, melhora a produção de energia no músculo. Além disso, auxilia a função respiratória por trabalhar a musculatura do local”, conta.
A prática do Pilates também ajuda no aumento da massa magra e, consequentemente, da força muscular, o que gera uma melhora na funcionalidade e diminui os fatores de risco cardíacos. “Os problemas do coração associados à falta de exercício físico contribuem para o aparecimento de dores musculares, diminuição da capacidade funcional e cansaço. Nesse sentido o Pilates é um ótimo aliado”.
É indicado, porém, que antes de começar a praticar o exercício a pessoa procure orientação de um cardiologista.

error: Conteúdo protegido !!