Cerca de 21 mulheres estão encerrando o ano e concluindo um curso profissionalizante. Elas são formandas das turmas de Cabeleireira e Barbeira, ofertadas pelo Espaço da Mulher Mesquitense. Na última sexta-feira, 15 de dezembro, o próprio equipamento foi palco da formatura. Com direito a beca e capelo, as profissionais receberam o diploma e já podem começar a pensar em um 2024 com oportunidades reais de mudança de vida.
Essa foi a última etapa vencida por elas. A turma ainda passou pela verificação de aprendizado, que aconteceu uma semana antes da formatura, no dia 7 de dezembro. Sozinhas, mas sob a avaliação dos professores, elas colocaram em prática as atividades aprendidas durante os seis meses de curso, como pintura, corte, progressiva e demais especializações da área.
“Para não assustar, a gente tentou fazer de forma dinâmica e sem pressão. É uma maneira dos professores observarem e das próprias alunas identificarem se ainda há dúvidas ou não. Mas elas são muito dedicadas e todas se saíram bem. Isso só prova o comprometimento de quem ensina e a qualidade do conteúdo”, conta Silvânia Almeida, responsável pelo Espaço da Mulher Mesquitense.
Qualidade do ensino foi o que a aluna Abda Alves, moradora de Santa Terezinha, exaltou. “Fiquei sabendo por uma amiga que tinha um curso gratuito e eu estava em uma situação muito difícil. Já fiz curso pago que não tem a qualidade que eu vi aqui. Muita prática, muito interessante e algo muito bom para as mulheres mesquitenses”, conta a munícipe, que tem 46 anos.
Espaço da Mulher Mesquitense
Em dezembro, o equipamento também formou mais de 60 alunasdos cursos de Trancista com Mega Hair, Design de Sobrancelhas e Depilação. Localizado na Rua Libânia 195, na Vila Emil, o espaço é referência na formação profissional e no acolhimento de mulheres de Mesquita. Além dos cursos profissionalizantes, lá também é possível encontrar atividades que desenvolvem o empoderamento feminino, como rodas de conversa e oficinas. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
“Estamos encerrando o ano com muito orgulho de cada munícipe que esteve com a gente durante 2023. Seja nas capacitações, nos diálogos e em outras atividades, a troca com o nosso público foi fundamental para fortalecer nosso vínculo e fortalecer o nosso apoio e acolhimento às mulheres mesquitenses”, conclui Silvânia, que também é coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município.
FOTO: MATHEUS PINA