Yoga para mulheres: Como a prática ajuda a manter o equilíbrio no fim de ano

Nosso dia a dia tem se tornado cada vez mais agitado, principalmente para as mulheres,  com redes sociais, maior necessidade de produtividade, ansiedade, entre outros, o fim de ano pode ser um momento de estresse e correria. No entanto, cada vez mais mulheres estão encontrando refúgio na prática do yoga para equilibrar corpo e mente durante essa época.

De acordo com a professora de yoga especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, a prática pode ajudar a desacelerar e evitar a ansiedade típica de fim de ano.

O Yoga possui uma série de técnicas que ajudam a relaxar, a ter consciência do presente, maior qualidade de vida, cuidados com a saúde e ajudar a afastar a ansiedade, que pode ser bastante comum nesta época do ano”.

O fim de ano pode ser o fim de um ciclo, um período com a tomada de decisões importantes e relaxamento para se recuperar de um ano que, muitas vezes, pode ter sido cansativo”, ressalta Bruna Tiboni Kaiut.

O Yoga em prol da saúde física e mental

A prática de Yoga pode ajudar, ainda, no fortalecimento da saúde física e mental, gerando um ambiente propício para mudanças de estilo de vida no novo ano, destaca Bruna Tiboni Kaiut.

Além disso, as festas de fim de ano podem ser mais que um momento de confraternização, sendo também um momento de reflexão para a tomada de decisões importantes sobre a sua qualidade de vida, como,por exemplo, deixar de fumar, praticar mais atividade física, se alimentar melhor, passar a meditar, entre outros”.

O Yoga também ajuda nesse processo, por isso, muitas vezes é tido como o primeiro degrau  para uma profunda mudança de estilo e qualidade de vida. Então, por que não incluir o yoga na sua lista de objetivos no ano de 2024?”.

3 dicas simples de Yoga para reduzir a ansiedade no fim de ano

1. Virasana: Sente-se de joelhos e acomode o quadril em cima dos calcanhares. Relaxe a coluna e deixe a respiração fluir naturalmente. Se tiver dor nos joelhos, coloque um travesseiro ou almofada em cima dos pés para ficar mais adequado. Feche os olhos e fique nessa posição enquanto estiver confortável”, explica Bruna Tiboni Kaiut.

2. Nadi Shodhana (Respiração Alternada pelas Narinas): Sente-se confortavelmente e bloqueie a narina direita com o polegar e inspire pela narina esquerda. Depois, bloqueie a narina esquerda com o dedo anelar e expire pela direita. Repita alternando as narinas. Essa técnica ajuda a relaxar rapidamente”.

3. Viparita Karani: Deite-se perto de uma parede, coloque as pernas estendidas verticalmente ao longo da parede. Respire profundamente e  relaxe enquanto acalma o corpo. Se ficar confortável, entrelace os dedos embaixo da cabeça. Mantenha de 5 a 20 minutos”, indica Bruna Tiboni Kaiut.

Sobre Bruna Tiboni Kaiut 

Bruna Tiboni Kaiut é professora especialista no Método Kaiut Yoga, com formações pelo Instituto Kaiut Yoga e Una Yoga, empresária, proprietária da unidade do Kaiut Yoga Batel em Curitiba e da TK redação empresa especializada em tradução e redação de documentos.

error: Conteúdo protegido !!