Avaliação do Jeep Commander Limited 1.3 T270 Flex AT6 4×2 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

O Jeep Commander que testei durante uma semana, na versão Limited T270 com motor turbo flex é um SUV bem imponente e chama a atenção por onde passa. O grandão mede 4.769 metros e pesa 1.715 kg. Sem muitas mudanças para a linha 2023, o SUV continua sendo referência no segmento. O modelo é completo e já entrega todos os conteúdos de série. O espaço é outro atributo do Commander, afinal, sete lugares representam mais conforto, versatilidade e até amplo porta-malas, que, inclusive, é um dos maiores da categoria.

O Jeep Commander segue como destaque da marca no mercado: mais uma vez, liderou o segmento de SUVs grandes com 1.734 unidades vendidas no mês de novembro. É o modelo de sete lugares mais vendido do Brasil. No acumulado do ano, o Jeep Commander conta com quase um quarto do mercado, sustentando 24,3% de market share e 18.701 emplacamentos, em uma categoria premium do mercado.

A linha 2023 chega com novos equipamentos de série que conferem mais segurança, comodidade e tecnologia ao SUV da marca. O modelo ganhou ainda uma dose extra de proteção com o Jeep Healthy Cabin, uma tecnologia que remove partículas com impurezas do ar e elimina impurezas em até 83%. Desenvolvido pelo time de engenharia da Stellantis, o sistema de purificação é uma tecnologia global com o foco de desinfecção da cabine, já que atua com um filtro de ar construído em N95, o já conhecido material utilizado em máscaras de proteção e que ficou mais popular durante a pandemia. Tudo isso sem influenciar no bom desempenho da circulação do ar.

O filtro também atua na recirculação, ou seja, trabalha tanto na canalização do ar interno como o externo. Diferente de um filtro de ar convencional, o da Jeep possui três camadas e ainda bioproteção, que auxilia no combate à proliferação de bactérias, fungos e vírus.

Assim como no Compass, outra renovação é também a porta USB tipo C, adicional ao USB tradicional, na parte traseira do túnel central. Como curiosidade o Commander traz nove easter eggs espalhados no interior e exterior do veículo. Além de alguns tradicionais encontrados também em outros modelos Jeep, o novo SUV traz novos desenhos.

Após uma breve atualização das novidades da linha 2023, vamos aos detalhes externos. Por fora, o modelo oferece seis opções de cores tradicionais (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Preto Carbon, e a exclusiva Slash Gold). Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).

Suas linhas quadradas e imponentes se destacam no trânsito, que além disso possui as tradicionais e marcantes sete fendas que, juntamente com os faróis unificados, apresentam uma assinatura única, reforçando a largura e imponência do Commander. A silhueta traseira e a barra horizontal também combinam com a assinatura das lanternas, bem finas e discretas. Além disso, o DNA Jeep pode ser observado em todos os detalhes, como nos arcos de roda trapezoidais, ângulos de rampa e altura de solo que caracterizam o family feeling lateral.

O grupo óptico dianteiro é outro destaque do modelo. Os faróis Full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica, outra tendência premium, que funciona como um elemento adicional ao conjunto. Já as lanternas do Commander, também em LED, contam com desenho inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. O grupo óptico traz total harmonia entre suas luzes, uma vez que, os faróis de neblina e DRL também são em LED.

Internamente, são três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados, o maior volume com sete ocupantes no segmento. Além disso, o modelo também conta com espaço de porta-objetos para 31 litros de volume.

O Commander permite o rebatimento dos assentos de oito formas diferentes, levando a uma ampliação do vão de carga fácil e intuitiva. Além disso, não é somente a primeira fileira que traz o conforto e praticidade. A segunda fila tem um deslocamento longitudinal de até 14cm, permitindo escolher entre um maior espaço de pernas também para os passageiros da fila do meio ou optar por aumentar ainda mais o porta-malas. Vale dizer ainda que a segunda e terceira fileiras de assentos são reclináveis, garantindo uma posição mais confortável personalizada entre cada ocupante. Para completar, o Jeep Commander tem ótima acessibilidade a todo esse espaço, com ângulo de abertura de portas de 80°, o melhor entre seus concorrentes.

O interior é bem acabado e conta com materiais de ótima qualidade, o que pode ser facilmente notado nos bancos, feitos em couro com detalhes em suede. Os assentos possuem ainda costura aparente, com tom acobreado, bordado no encosto e nos assentos dos bancos. O logotipo da Jeep vem gravado em baixo relevo (versão Limited) no banco e no apoio de braço, que ainda traz o ano de fundação da marca (1941).

Alinhado aos bancos, também há revestimento em suede e couro no painel com costura em burnished cooper nos acabamentos em marrom e preto e em light diesel grey no acabamento em cinza. Há ainda um filme decorativo hydrographic com acabamento metálico, que varia de acordo com o tom do interior: vertical brush com cromado cobre, silver metal brush com cromado e ainda vertical brush com cromado acetinado. A qualidade é observada até mesmo nos badges externos do modelo como o nome do carro e logo Jeep. Eles trazem duplo acabamento em cromo acetinado e cobre.

O SUV traz também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland. Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros. Outros destaques são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões.

O Commander segue oferecendo ótimos itens de segurança e conectividade: cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto por conexão sem fio e tudo mais que fazem do modelo um grande sucesso desde o seu lançamento. No entanto, caso outros passageiros queiram realizar o carregamento com fio, existem portas USB nas três fileiras de assentos.

O Jeep Commander vem muito bem equipado de série em todas as versões com tecnologias de direção autônoma. Traz também controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.

Para completar o Commander traz o sistema de som da marca premium Harman Kardon com 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência. Ele conta ainda com a tecnologia Fresh Air, que utiliza dutos da cabine como “caixa acústica”. Isso elimina a necessidade de caixas tradicionais, reduzindo o peso do sistema em 40% e o volume em 70%, além de garantir uma pressão de som mais alta e uma faixa de graves mais profunda. Totalmente conectado o modelo traz a Adventure Intelligence, plataforma de conectividade exclusiva da Jeep, em todas as versões. A plataforma entrega conveniência, assistência e entretenimento com mapas inteligentes, chamadas de emergência e wifi hotspot, que conecta até oito aparelhos no wifi nativo do Jeep Commander.

Desenvolvido sobre a plataforma Small Wide, o Jeep Commander tem carroceria composta por 79% de aços de alta e ultra resistência, o que proporciona maior segurança aos seus ocupantes por aumentar a rigidez e a absorção de impactos. O ar-condicionado do Commander possui sistema dual zone e blower posterior, ele apresenta a melhor temperatura na terceira fila do segmento, 10% mais baixa que os concorrentes.

O modelo ainda possui vidros com isolamento termoacústico. O para-brisas e as janelas do novo SUV da Jeep trazem uma tecnologia única. Desenvolvidos em várias camadas, garantem melhor isolamento, reduzindo até 10db no som e cerca de 10°C na temperatura do interior do veículo. Para completar, os vidros traseiro e laterais são mais escuros, proporcionando mais privacidade e proteção solar.

Outro diferencial do Jeep Commander é em relação ao seu comportamento de NVH (Ruído, Vibração e Aspereza), com o melhor índice de articulação e conforto entre os concorrentes. O modelo foi desenvolvido para entregar um baixo nível de ruído nas mais diversas condições, seja no tráfego urbano ou rodovias, no asfalto liso ou em pisos irregulares e estradas de terra. E isso foi comprovado durante o teste de uma semana com muito silêncio à bordo.

O Jeep Commander vem equipado com o já conhecido motor T270, que oferece baixas emissões de CO2 e boa performance. Ele já vem preparado para atender aos requisitos do Proconve L7, obrigatório desde janeiro de 2022. Seu design é focado na eficiência e apresenta baixo consumo de combustível, se você pisar leve, rodando somente na cidade e sempre com o ar-condicionado liago, fiz uma média de 5,2 km/l. O T270 tem 185 cv e 270 Nm e é o motor flex de maior potência do país entre os motores turbo flex. Arisco, o propulsor dá conta do recado e empurra o Commander sem pestanejar, faz ultrapassagens como um sedã grande e retomadas bem ligeiras. O motor está sempre pronto para agira como deve no trânsito ou nas subidas de serras.

As versões Turbo Flex do Commander possuem sistema de tração 4×2 e câmbio automático de 6 velocidades. Trazem ainda o modo de condução Sport, que habilita uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução mais esportiva. E quando foi preciso usar o modo Sport surpreendeu na hora da primeira acelerada, O SUV muda totalmente de comportamento e fica bem mais esperto. O modelo traz novas suspensões dianteira e traseira com geometria e calibração adaptadas para as dimensões e o peso do modelo.

O Jeep Commander possui também o Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões 4×2. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF. Assim, mesmo com tração dianteira, o modelo ainda pode se aventurar nas trilhas, como todo Jeep.

O Jeep Commander avaliado na versão Limited Turbo Flex parte de R$ 246.790. Existe ainda uma versão nova abaixo dela, a Longitude Turbo Flex por R$ 229.990. E ainda são oferecidas mais três versões, a Overland Turbo Flex por R$ 273.590, a Limited Turbo Diesel 4×4 por R$ 294.590 e atopo de linha Overland Turbo Diesel 4×4 por R$ 319.590.

A versão Limited vem com rodas de liga leve de 18”, conjunto óptico Full Led e bancos em couro e suede preto e acabamento interno preto. Traz muita tecnologia com cluster Full Digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, Keyless Enter ‘N Go, bancos dianteiros com ajustes elétricos e abertura elétrica do porta-malas. Além disso, conta com sete airbags e todos os sistemas de direção autônoma (ADAS) citados anteriormente.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.3

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            185     180

Torque (kgf.m)         27,5    27,5

Velocidade Máxima (km/h)           202     200

Tempo 0-100 (s)      9,9

Consumo cidade (km/l)      6,9      9,8

Consumo estrada (km/l)    8,3      11,8

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo McPherson e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.680

Largura (mm)           1.859

Comprimento (mm)             4.769

Tanque (L)    61

Entre-eixos (mm)     2.794

Porta-Malas (L)        233

Ocupantes    7

*Dados do fabricante

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