Macan estabelece novos padrões: o primeiro SUV totalmente elétrico da Porsche

Dez anos após seu lançamento, o Porsche Macan parte para a segunda geração de modelos, agora com propulsão totalmente elétrica. Através de seu design progressivo e atemporal, desempenho característico da Porsche, autonomia de longa distância e alta praticidade diária, o novo Macan 4 e o novo Macan Turbo têm como objetivo atender completamente aos requisitos dos clientes da Porsche que escolhem um SUV. “Estamos elevando o Macan a um nível completamente novo – com performance excepcional, a nova interface Driver Experience e um design muito impressionante”, disse Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, por ocasião da estreia mundial em Singapura.

“Nosso objetivo é oferecer o modelo mais esportivo em seu segmento com o Macan totalmente elétrico”, diz Jörg Kerner, Vice-Presidente da Linha de Produtos Macan. A Porsche utiliza exclusivamente a última geração de motores elétricos síncronos montados nos eixos dianteiro e traseiro para alcançar excelente eficiência e possibilitar uma reprodução ótima da potência. Os números por si só indicam performance de primeira classe: em combinação com o Launch Control, o Macan 4 produz até 300 kW (408 cv) de potência, enquanto o Macan Turbo ostenta até 470 kW (639 cv). O torque máximo é de 650 e 1.130 Nm, respectivamente. Isso garante excelente desempenho de condução. O Macan 4 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo leva apenas 3,3 segundos. Os dois modelos atingem velocidades máximas de 220 e 260 km/h, respectivamente.

Os motores elétricos retiram sua energia de uma bateria de íon de lítio acondicionada no assoalho, com capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser usados ativamente. A bateria de alta voltagem é um componente central da recém-desenvolvida Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 volts, usada pela Porsche pela primeira vez no novo Macan. A saída de carregamento DC é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos em um posto de carregamento rápido adequado. Em postos de carregamento de 400 volts, um interruptor de alta voltagem na bateria permite o carregamento em série, dividindo efetivamente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma voltagem nominal de 400 volts. Isso permite um carregamento especialmente eficiente a até 135 kW, sem um impulsionador de alta voltagem adicional. O carregamento AC de até 11 kW é possível em wall boxes residenciais.

Até 240 kW de energia podem ser recuperados por meio dos motores elétricos durante a condução. A Integrated Power Box (IPB) também contribui para a eficiência dos novos modelos Macan, ao mesmo tempo em que economiza peso e espaço. A IPB inovadora e compacta combina três componentes – o carregador AC a bordo, o aquecedor de alta voltagem e o conversor DC/DC. Os dados de autonomia do novo Macan, em conformidade com os padrões definidos pelo Inmetro, serão comunicados futuramente.

Graças às proporções mais equilibradas e à identidade de design da Porsche, os novos modelos Macan parecem dinâmicos e dominantes. “Com o Macan totalmente elétrico, estamos apresentando o primeiro Porsche que estamos tornando elétrico a partir de uma identidade de produto estabelecida”, diz Michael Mauer, Vice-Presidente de Design da Porsche. “O novo Macan é claramente reconhecível por sua identidade de marca como parte da família de produtos Porsche. As proporções clássicas da Porsche foram ainda mais intensificadas e adaptadas de forma ideal aos desafios de um veículo elétrico. Isso aprimorou ainda mais a aparência esportiva, moderna e dinâmica do Macan. O design deixa claro: o Macan permanece o carro esportivo em seu segmento, mesmo com propulsão elétrica.”

A inclinação suave do capô e as asas fortemente pronunciadas dão ao SUV, que tem 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura e 1.622 mm de altura, uma aparência dinâmica mesmo quando está parado. O novo Macan é equipado com rodas de até 22 polegadas com montagem escalonada de pneus. A distância entre eixos é 86 mm mais longa que a do modelo anterior (2.893 mm). Os faróis são divididos em duas partes: a unidade de luz superior plana com luzes diurnas de quatro pontos está incorporada nos para-lamas e enfatiza a largura do carro. O módulo de farol principal com tecnologia LED está posicionado um pouco mais baixo na extremidade frontal. A característica silhueta de voo da Porsche forma uma unidade com a janela traseira plana. Em combinação com as portas sem moldura com lâminas laterais características, o resultado é um design elegante e esportivo. Ombros fortemente pronunciados dão à traseira uma aparência musculosa. O logotipo da Porsche agora fica no centro da faixa de luz esculpida em 3D.

A Porsche combina sua identidade de design com uma aerodinâmica otimizada para autonomia. Graças à Porsche Active Aerodynamics (PAA) com elementos ativos e passivos e um coeficiente de arrasto de apenas 0,25, o novo Macan é um dos SUVs mais aerodinâmicos do mercado – com efeitos positivos na autonomia e no consumo de energia. O sistema PAA inclui o spoiler traseiro adaptativo, aletas de refrigeração ativas nas entradas de ar dianteiras e coberturas flexíveis no assoalho totalmente vedado. Cortinas de ar abaixo do módulo do farol e a parte dianteira rebaixada otimizam o fluxo de ar. Na traseira, bordas laterais destacáveis e o difusor com aletas garantem eficiência aerodinâmica.

O novo Macan é um SUV orientado para o desempenho com alto nível de praticidade para o uso diário, equipamento de alta qualidade e configuração para garantir espaço interno. A eletrificação levou ao aumento do espaço de bagagem no Macan. Dependendo da versão, a capacidade atrás do banco traseiro pode chegar a 540 litros (modo de carga). Além disso, há o ‘frunk’, um segundo compartimento de bagagem sob o capô dianteiro com capacidade de 84 litros. Isso representa 127 litros a mais do que o modelo anterior. Se o encosto do banco traseiro for dobrado completamente, a capacidade do compartimento de bagagem aumenta para até 1.348 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000 kg completa as qualidades do novo Macan.

Considerando a versão, o motorista e o passageiro da frente agora ficam até 28 mm mais baixos do que antes, enquanto os passageiros traseiros ficam até 15 mm mais baixos com aumento do espaço para as pernas. O interior é inequivocamente Porsche: a largura do cockpit é enfatizada por um painel preto integrado. O design ascendente do console central aumenta a impressão de uma posição baixa e focada no desempenho no veículo. Ao mesmo tempo, as grandes janelas dão uma sensação leve e arejada ao espaço interior. Além das interfaces digitais modernas para o usuário, também existem elementos de controle analógicos selecionados – por exemplo, nas saídas de ar e nos controles de ar condicionado. Uma faixa de luz LED está integrada à faixa de acabamento cuidadosamente projetada do painel e das portas. Ela atua como iluminação ambiente e uma luz de comunicação. Dependendo da situação, fornece informações ou avisos – como saudações, processos de carregamento ou em conjunto com os sistemas de assistência ao motorista.

O novo Macan permite também um alto grau de personalização. A Porsche também pretende usar mais materiais ecológicos em seus carros. Uma fração desses materiais é usada em partes selecionadas do interior do Macan totalmente elétrico.

O Macan é equipado com o conceito de exibição e operação de última geração com até três telas, incluindo o painel de instrumentos de design curvo de 12,6 polegadas e o visor central de 10,9 polegadas. Pela primeira vez, o passageiro também pode visualizar informações, ajustar configurações no sistema de entretenimento ou transmitir conteúdo de vídeo enquanto o carro está em movimento através de sua própria tela opcional de 10,9 polegadas.

Também pela primeira vez, a interface Porsche Driver Experience inclui um display frontal com tecnologia de realidade aumentada. Elementos virtuais, como setas de navegação, são integrados visualmente ao para-brisa de maneira perfeita ao mundo real. A imagem aparece para o motorista a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de uma tela de 87 polegadas. O sistema de entretenimento de última geração é baseado no Android Automotive OS.

A Porsche desenvolveu o Macan com grande foco na dinâmica de condução por excelência da marca e na sensação característica de direção. “Graças à sua posição de assento particularmente esportiva e ao baixo centro de gravidade, bem como à sua impressionante dinâmica de condução e precisão de direção, o novo Macan proporciona uma verdadeira sensação de carro esportivo”, explica Jörg Kerner.

Tanto o Macan 4 quanto o Macan Turbo possuem tração integral. Os dois motores elétricos são controlados quase em tempo real por meio da unidade eletrônica de potência. O Porsche Traction Management (ePTM), controlado eletronicamente, opera cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional e pode responder ao deslizamento de uma das rodas em 10 milissegundos. Além disso, a distribuição da tração nas quatro rodas é regulada pelo programa de condução selecionado. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), um bloqueio de diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, também contribui para a tração, estabilidade de condução e dinâmica lateral do Macan Turbo.

Os modelos Macan com suspensão a ar – também padrão no Turbo – são equipados com o Porsche Active Suspension Management (PASM), controle eletrônico de amortecimento. Isso também pode ser combinado com a suspensão de molas de aço como opção. O PASM agora também apresenta amortecedores com tecnologia de duas válvulas. Graças ao mapa de amortecimento mais amplo, isso resulta em um espectro mais abrangente entre conforto e desempenho, tornando as diferenças entre os programas de condução ainda mais tangíveis.

Pela primeira vez, o Macan possui eixo traseiro direcionável opcional, com um ângulo máximo de esterçamento de cinco graus. Isso permite um diâmetro de giro compacto de 11,1 metros no tráfego urbano e durante manobras, ao mesmo tempo em que proporciona uma excepcional estabilidade de condução em velocidades mais altas, auxiliada pela direção dianteira consistente e precisa pela qual a marca já é conhecida.

Fonte: Comunicação Porsche Brasil

error: Conteúdo protegido !!