A Prefeitura de Belford Roxo, através de um trabalho intersetorial entre as Secretarias Municipais, realizou uma reunião entre pais e responsáveis para informar sobre os equipamentos à disposição de pessoas com deficiência no município. O encontro que aconteceu na Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin, na Piam.
Na reunião, os secretários apresentaram todos os serviços e programas municipais acerca das pessoas com necessidade especiais, que vão desde atendimento com neuropediatras, assim como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) da Pessoa com Deficiência (PCD).
Educação com 1.800 alunos
O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, destacou o trabalho que vem sendo feito no município. “A saúde está sempre procurando ampliar o oferecimento e a qualidade dos atendimentos na cidade”, afirmou. “Nossa rede de ensino está aberta para todos. Atualmente temos cerca de 1.800 alunos com necessidade especiais incluídos na educação do nosso munícipio.”, resumiu o secretário de Educação, Denis Macedo.
A estudante de pedagogia, Débora Souza, 42 anos, esteve presente na reunião junto de seu filho John Souza, 6 anos, e contou que está tendo um sonho realizado. “Buscamos a inclusão para acabar com o preconceito na sociedade. As pessoas precisam ter um pouco mais de empatia. E sei que aos pouquinhos a gente vai conseguindo”, disse. “A gente tem que acreditar que nossos filhos tenham condições de voar. E isso depende muito de nós os estimularmos sempre, porque eles podem fazer tudo que eles quiserem fazer”, completou Debora.
Luta por melhorias
Outra mãe que esteve presente no local foi a artesã Rebeca Lacerda, 34 anos, que afirmou estar muito feliz com todo trabalho de inclusão do município. “Isso tudo que está acontecendo aqui é muito importante porque nós lutamos muito para ver a melhoria para os nossos filhos. Então, é muito bom ver todo esse desenvolvimento, pois acredito que vai expandir ainda mais o município sobre a questão do Autismo e TDAH”, disse. “Não desistam. Tenham sempre a esperança de que tudo vai dar certo. De que tudo vai mudar e vai valer a pena”, finalizou Rebeca, ao lado do filho Lucas da Silva, 5 anos.
Participaram também da reunião os secretários municipais: Tatiana Ervite (Assistência Social, Cidadania e do Combate à Fome), Elvis Jacob (Pessoa com Deficiência), Clarice Santos (Administração) e Antônio Pinho (Saúde Bucal); além de Lidiane Sagawe (Coordenadora Geral de Reabilitação), Camila Sampaio (Superintendente de Educação Especial), Camila Cortes (Coordenadora Geral da Saúde Mental) e Camila Moratório (Neuropsicóloga).