Avaliação – Honda Bros 160 2024

Por Eduado Motoca (texto e fotos)

Em um cenário onde a mobilidade urbana se torna cada vez mais desafiadora, a Honda Bros 160 (2024) ou Honda NXR 160 Bros ESDD se encaixa direitinho nesse nicho como uma solução versátil e eficiente para os motociclistas que a usam para deslocamento urbano, como ferramenta de trabalho ou ainda somente para o lazer.

Avalio que a Bros 160 é uma das melhores opções para uso urbano e para trabalho, ela combina design, desempenho e muita economia. Em 2022 mudou e ficou mais robusta com as carenagens dando um ar de moto maior, mas continua com a mesma facilidade na pilotagem. Gosto muito do visual Trail das antigas com o cabo passando pelo painel, que incomoda algumas pessoas…eu acho um charme e me remete as trail’s mais antigas.

Em 2023 a Bros fechou em terceiro lugar, com 149.737 motos emplacadas (dados FENABRAVE) perdendo somente para suas irmãs CG 160 (418.754) e BIZ (216.939) ou seja, para quem pensa que é uma moto ruim, ou fraca como alguns dizem, estão aí os números para provar o quanto ela é importante no mercado.

Versatilidade:

Na experiência de pilotar está sua impressionante versatilidade no contexto urbano, seja enfrentando o trânsito congestionado das grandes (e esburacadas) cidades ou em estradas de terra Brasil a fora, é uma verdadeira guerreira. Tenho inclusive parentes no sertão de Pernambuco (Ibirajuba e Belo jardim) que a utilizam para tocar o rebanho, para ir à cidade, para todo tipo de uso.

As suspensões mono shock de 150mm na traseira e o garfo telescópico de 180mm garantem o conforto, absorvendo as irregularidades das ruas ou proporcionando estabilidade em terrenos acidentados, proporciona uma viagem suave e confortável.

Calçada com os consagrados Pirelli MT60 medidas 90/90 aro 19 na dianteira e 110/90 aro 17 na traseira, são muito confiáveis e seguros no asfalto seco ou na chuva, como sempre pegamos um pouco de chuva na rodovia dos bandeirantes e no centro de São Paulo, tem um bom grip e são bons de curva. O conjunto da moto é muito racional.

Manobrabilidade e Facilidade na Pilotagem:

Uma das características que define a Honda Bros 160 é sua excepcional manobrabilidade. Leve, pesa somente 122kg (seco), a moto responde de forma rápida e precisa aos comandos do piloto, proporcionando uma experiência de condução intuitiva e prazerosa. Faz curvas com segurança, falando nisso os freios são CBS (Combined Brake System) que não gosto muito, mas são freios seguros para quem está começando a pilotar. Ao acionar o freio traseiro por exemplo ele atua no dianteiro, não curto essa sensação, prefiro eu mesmo ir “modulando” o freio. Transições e mudanças de faixas são executadas com tranquilidade, a moto é muito na mão.

“Vestindo” a moto, me ajeito no banco (836mm do solo) encaixo bem as pernas no tanque, obtenho uma ótima posição de pilotagem, relaxado, tenho 1,78m de altura, braços e pernas ficam num ângulo de quase 90 graus, o guidão largo fica mais próximo e passa uma sensação boa de controle, os comandos são bem localizados, pés bem apoiados no chão. Seu entre eixos é de 1356mm e a altura do solo de 247mm, boa para superar obstáculos, inclusive ela é tão gostosa que se tivesse um pouco mais de potência (quem sabe o motor 190) poderia até encarar uma trilhazinha leve.

Detalhes Técnicos:

Painel simples e funcional: O painel de instrumentos da Bros 160 é do tipo blackout, simples, mas com os itens principais para condução com segurança; conta com velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador do nível de combustível, relógio e luzes-espia. A iluminação é nítida e a disposição lógica tornam a leitura fácil mesmo durante o trajeto. Poderia tem um marcador de marcha engatada e um marcador de RPM por exemplo, mas a falta destes não tira nenhum mérito da moto.

Motriz Eficiente: Seu coração é um OHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar, com potência máxima de 14,5 cv a 8.500 rpm (Gasolina) / 14,7 cv a 8.500 rpm (Etanol) e torque máximo de 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (Gasolina) / 1,60 kgf.m a 5.500 rpm (Etanol), números suficientes para atender a proposta da moto. O câmbio tem 5 velocidades com trocas macias e precisas, a embreagem é uma “manteiga”.

Mas nem tudo são flores, juro que o único ponto que percebi e fez diferença durante a avaliação, foi o farol, achei muito fraco e em vias muitos escuras iluminavam pouco, poderia trocar a lâmpada (halógenas)por uma melhor. Falando nisso seria muito bem-vindo se todas as lâmpadas fossem de LED, Honda bora lá trocar por LED!!!

Eficiência Energética:

A tecnologia FlexOne da Honda garante um desempenho suave e responsivo, enquanto a economia de combustível faz da Bros 160 uma escolha amigável para o bolso do motociclista, em nossos testes fizemos em média 36km/l isso contando cidade e estrada, levando em conta seu tanque de 12 litros temos mais de 400km de autonomia.

Conclusão:

A Honda Bros 160 se destaca por sua habilidade na cidade, aliada à sua facilidade na pilotagem, combinando estilo, praticidade e economia, a Bros 160 é uma excelente opção de motocicleta para uso urbano principalmente como moto de trabalho ou lazer.

*FICHA TÉCNICA:

MOTOR

Tipo    OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar

Cilindrada     162,7 cc

Diâmetro x Curso    57,3 x 63,0 mm

Potência Máxima    Gasolina: 14,5 CV a 8.500 rpm

Etanol: 14,7 CV a 8.500 rpm

Torque Máximo        Gasolina: 1,46 kgf.m a 5.500 rpm

Etanol: 1,60 kgf.m a 5.500 rpm

Sistema de Alimentação    Injeção Eletrônica PGM FI

Sistema de Lubrificação    Forçada/bomba trocoidal

Relação de Compressão   9.5 : 1

Tanque de Combustível    12 litros

Transmissão 5 velocidades

Embreagem  Multidisco em banho de óleo

Óleo do Motor          1,2 litros

Sistema de Partida  Elétrica

Combustível Gasolina e Etanol

SISTEMA ELÉTRICO

Ignição          Eletrônica

Bateria           12V – 4 Ah

Farol   35/35W

CHASSI

Tipo    Berço Semi duplo

Suspensão Dianteira         Garfo telescópico / 180 mm

Suspensão Traseira           Mono Shock / 150 mm

Freio Diant. / Diâmetro       Disco / 240 mm

Freio Tras. / Diâmetro         Disco / 220 mm

Pneu Dianteiro        90/90-19M/C 52P

Pneu Traseiro          110/90 -17M/C 60P

CARACTERÍSTICAS DO VEÍCULO

Comprimento x Largura x Altura  2067 x 810 x 1151 mm

Distância entre Eixos         1356 mm

Distância Mínima do Solo 247 mm

Altura do Assento   836 mm

Peso Seco:   122 kg

Consumo médio      35 km/l de gasolina

Consumo de gasolina       Urbano : 40 km/l; Rodovia: 30 km/l

Desempenho: velocidade máxima – 110 km/h

*Dados do fabricante

error: Conteúdo protegido !!