Wilson Fittipaldi Júnior, o piloto que construiu o único Fórmula 1 brasileiro

Hoje, dia 23 de fevereiro de 2024, a Dana presta homenagem a Wilson Fittipaldi Júnior, que além de uma carreira longeva e de sucesso em várias categorias do automobilismo de competição, idealizou a primeira equipe brasileira de Fórmula 1 e tornou realidade o sonho de fazer o Brasil construir um carro da categoria máxima do automobilismo mundial.

“Manifestamos nossa gratidão e agradecimento por termos conhecido e trabalhado com Wilson. Juntos, fizemos história e aprendemos muito com ele. Pedimos por seu descanso em paz e que o tempo traga conforto para sua esposa, filho, irmão e demais familiares, além de um sem-fim de amigos, que como nós, terão muitas saudades”, destaca Luís Pedro Ferreira, Diretor de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais da Dana.

A Dana, pioneira e uma das principais empresas do setor automobilístico, prestigiou a ousada e corajosa iniciativa dos jovens pilotos, Wilsinho e Émerson Fittipaldi, de construir um carro para defender o Brasil no topo das corridas mundiais de automóveis. Com sua experiência e suporte tecnológico desenvolveu e produziu o semieixo de tração para o modelo FD-01.

Depois, em 2004, liderou o projeto de restauração e resgate de dois modelos Fittipaldi, o FD-01, pilotado por Wilsinho, e o FD-04, conduzido por Émerson, dedicando energia e disposição para ajudar a resolver todos os desafios que uma ação inédita e pioneira no Brasil fosse cumprida, contribuindo com determinação e o seu conhecimento para a preservação da história do automobilismo esportivo do País.

Nas oito temporadas que disputou, a equipe Fittipaldi acumulou 44 pontos em 104 GPs. Foram três pódios, o mais comemorado deles em 1978, o segundo lugar de Emerson no Rio de Janeiro, com o modelo F5A. Nenhuma vitória, mas dezenove presenças nos pódios, numa época em que apenas os seis primeiros pontuavam.

Descanse em paz, Wilson. 

error: Conteúdo protegido !!