Avaliação do Volkswagen Polo 1.4 250 TSI GTS Aut. 2024

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Se tem uma coisa que eu gosto nos carros, são os divertidos de dirigir. Esses sim, fazem valer à pena o nosso estudo na faculdade de jornalismo e o conhecimento sobre o assunto desde criança, quando iniciei a minha paixão por automóveis. E quando digo divertido, não precisa ser um esportivo, mas um carro que me dê prazer de dirigir. Nesse caso, estou falando do Polo GTS 2023, modelo que me fez passar uma semana bem feliz ao volante.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/EzBl-AKkJjE?si=dmpNT9sPl_4tLxCd

O Polo GTS é a versão mais completa da linha do hatch mais vendido no mercado nacional em 2023 com foram 111.247 unidades vendidas, logo abaixo da Fiat Strada que arrematou o primeiro lugar geral. Logo atrás surgem o Chevrolet Onix com 102.049 e o Hyundai HB20 com 88.909 unidades, disputa essa bem acirrada e que deixou o Polo na liderança. A sigla GTS tem muita história e nostalgia na linha Volkswagen, principalmente para os entusiastas como eu que acompanha o crescimento do mercado de carros nacionais esportivos desde 1985. Os destaques da marca alemã eram os desejados Passat GTS Pointer (1983) e o Gol GTS, para quem não sabe, a sigla significa ”Gran Turismo Sport”.

A versão GTS do Polo recebeu algumas novidades para a linha 2023, tudo às vésperas do aniversário de 40 anos de uma história de esportividade da linha GTS. Na dianteira o hatch apimentado ganha faróis com a nova tecnologia IQ.Light, LED Matrix recebem dois canhões de luz, DRL (Daytime Running Lights) duplo e a conhecida linha de luz na grade, assim como a tecnologia presente no SUV Taos.

Ainda nos novos para-choques, o emblema GTS na grade superior acompanha o detalhe vermelho que cruza a dianteira de ponta a ponta, característica tradicional da linha GTS, já presente no Passat GTS Pointer de 1983. Na parte inferior, a tomada de ar agora conta iluminação auxiliar em LED e novo desenho mais agressivo, em estilo de colmeia.

Na traseira, os novos para-choques recebem um difusor mais imponente, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. O emblema GTS está centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. As lanternas possuem assinatura exclusiva em LED para a versão esportiva.

Completando o exterior, o GTS traz aerofólio esportivo, retrovisores em preto piano e rodas de 18 polegadas pretas com acabamento diamantado, assim como as famosas rodas “Snow Flake” do clássico Passat GTS Pointer. O “hot hatch” possui cinco cores, são elas: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal; as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius; e a especial Vermelho Sunset (igual ao do modelo testado).

Com aspecto escurecido, a cabine do GTS transmite esportividade com teto e acabamentos em preto, costuras em vermelho no volante multifuncional, nos bancos esportivos inteiriços com emblema GTS e no novo detalhe do painel revestido em couro. O banco tipo concha, deixa o motorista bem à vontade para fazer curvas sem precisar de apoio e a posição de dirigir é bem esportiva.

No console central, a nova manopla de cambio acompanha detalhe exclusivo em vermelho, o inédito carregador por indução, duas entradas USB-C (e outras duas no banco traseiro) e o ar-condicionado digital Climatronic Touch, com saída de ar para os ocupantes no banco de trás.

A reconhecida central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, recebe roupagem esportiva, com interface em vermelho. Através dela, o motorista pode alternar entre os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), exclusivo da versão GTS, além de desativar o controle de tração (ASR), abrir o porta-malas, entre outras funções.

O painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, o Active InfoDisplay, completa a ilha tecnológica da cabine, que também recebe grafismos e design exclusivos em vermelho dos modelos esportivos da marca.

Respeitando sua grife GTS, o topo da cadeira do Polo recebe motorização exclusiva à altura, o 250 TSI. São 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, já disponíveis a 1.500 rpm, entregues pelo motor quatro cilindros, 1.4l, turbo. Potência suficiente para uma diversão garantida, o GTS é empolgante em todos os aspectos, mesmo rodando na cidade. Acelerações vigorosas, ultrapassagens feitas com folga e retomadas bem ligeiras, além direção esportiva. Essas são só apenas umas das características do Polo GTS.

O conjunto está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque que conta com modo manual, permitindo troca de marchas pela manopla ou utilizando as aletas atrás do volante. O propulsor completa o 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 206 km/h. As trocas são rápidas e eficientes, deixando o “hot hatch” bem esperto.

Com pneus de medida 205/45 R18, a dianteira recebe discos ventilados de 276 mm e, na traseira, discos sólidos de 230 mm. Exclusivo no segmento, o GTS, assim como toda a linha do Novo Polo, possui sistema BSW, que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado. O valor inicial de lançamento era de R$ 149.990, e agora teve um aumento de R$ 1.500 para a versão avaliada. Desta forma, o Polo GTS começou 2024 saindo por R$ 151.490.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.4

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            150     150

Torque (kgf.m)         25,5    25,5

Velocidade Máxima (km/h)           207     207

Tempo 0-100 (s)      8,4      N/D

Consumo cidade (km/l)      7,5      11

Consumo estrada (km/l)    9,6      13,7

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.468

Largura (mm)           1.751

Comprimento (mm)             4.057

Peso (Kg)      1.214

Tanque (L)    52

Entre-eixos (mm)     2.565

Porta-Malas (L)        300

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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