Prêmio que destaca Festa de Santo Antônio vai ganhar livro e documentário

Maior festa popular de Duque de Caxias, a Festa de Santo Antônio registrada em um documentário pela professora e pesquisadora Renata Oliveira, da unidade de Duque de Caxias da Unigranrio-Afya, foi uma das contempladas em três editais na Lei Paulo Gustavo na cidade de Duque de Caxias, sendo um Prêmio na categoria de projetos audiovisuais desenvolvidos na cidade. 

A Lei Paulo Gustavo (LPG) é o maior investimento na cultura da história do país, com destinação de recursos para todos os estados, Distrito Federal e municípios do Brasil. Cerca de 500 pessoas tiveram seus projetos aprovados nos cinco editais elaborados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. O valor que foi investido, a fim de estimular a área cultural no município, foi de R$ 6.669.389,13.

Além disso, o documentário dirigido pela professora já havia sido agraciado pelo Prêmio Arte e Escola, concedido pelo município do Rio de Janeiro, e o Prêmio Paulo Ramos, do município de Duque de Caxias.

Na LPG, Renata venceu ainda dois editais de fomento, sendo um de apoio para a produção de seu livro “Memórias da Devoção: um estudo de caso sobre a Festa de Santo Antônio em Duque de Caxias/RJ e Lisboa/Portugal”, uma obra que apresenta uma profunda análise da festa de Santo Antônio em Duque de Caxias e Lisboa, baseada em sua pesquisa de doutorado. A publicação deste livro, em parceria com a editora CRV, será acompanhada por uma série de atividades de extensão cultural em equipamentos culturais da cidade, escolas e na própria Unigranrio-Afya.

Um segundo documentário de 15 a 30 minutos sobre a festa de Santo Antônio em Duque de Caxias, também será produzido com outro fomento recebido, com a intenção de analisar as ressonâncias da festa no contexto pós-pandêmico. Diante dos desafios impostos pela atual situação de saúde pública, este novo projeto busca investigar como a festa está sendo produzida, adaptada e vivenciada após o período de suspensão devido à pandemia de COVID-19.

“Este documentário vem como uma oportunidade única de explorar as mudanças e permanências na festa de Santo Antônio em Duque de Caxias diante do contexto desafiador que vivemos”, comenta Renata Oliveira. 

Festa de Santo Antônio
A Festa do padroeiro Santo Antônio é um evento que atrai grande número de famílias e de crianças. A programação conta com artistas locais e convidados, apresentações de quadrilhas, shows gratuitos, barracas com comidas típicas e as famosas missas, realizadas na Paróquia de Santo Antônio. O santo casamenteiro, como é conhecido, é um dos mais populares no Rio. 

Padroeiro do município de Duque de Caxias, Santo Antônio é comemorado em 13 de junho, data da sua morte. O evento conta com o apoio de diversas entidades locais e se destaca como um importante marco cultural e religioso na cidade.

error: Conteúdo protegido !!