Avaliação do  Nissan Kicks 1.6 XPlay CVT 2024

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Pelo visto a ideia deu certo, tanto que essa é a segunda edição da série especial limitada XPlay, do Novo Nissan Kicks lançada no Brasil. O SUV compacto é produzido exclusivamente no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, e tem apenas mil unidades, todas numeradas e 360 para exportação. Com acessórios e detalhes exclusivos, o modelo chama muita atenção por onde passa e desperta a curiosidade de quem está nas ruas.

Para a linha 2023 a série chega com uma nova e inédita combinação de cores, cinza com teto vermelho, que não está disponível para a linha de produção regular do Kicks. Como na primeira edição, a assinatura do nome do XPlay está nas soleiras das portas, acima da placa na tampa do porta-malas e nos bancos dianteiros. No teto, surge o aerofólio com estilo esportivo e preto desenhado especificamente para a versão. Os diferenciais da parte traseira são complementados com adesivos na parte superior das colunas C.

Ainda por fora não faltam detalhes exclusivos da série como acabamento em vermelho nos retrovisores e a numeração da unidade fica indicada em uma espécie de “favo”, também na cor vermelha, na grade dianteira.

Já no interior a Nissan caprichou e trouxe um acabamento mais que exclusivo. São vários detalhes de acabamento em vermelho, em lugares como as saídas de ar, a base do volante e as costuras duplas do painel, do apoio de braço e dos bancos com acabamento sintético em preto e cinza. Os bancos inclusive são bem confortáveis e junto com o volante de tamanho ideal tornam a posição de dirigir muito boa, além dos ajustes de regulagem de altura e profundidade do volante e banco, que ajudam bastante nesse quesito.

Entre os equipamentos de série, a segunda edição do Kicks XPlay vem com carregador sem fio para celular, rodas aro 17 com acabamento em preto brilhante. O novo logotipo da marca também está na edição limitada que avaliei por uma semana.

No interior, há itens como: multimídia de oito polegadas com tela sensível ao toque; chave presencial inteligente I-Key; botão de partida do motor; painel de instrumentos com display de sete polegadas em alta definição de imagens; bancos dianteiros com tecnologia gravidade zero; abertura e fechamento das portas e fechamento dos vidros por controle remoto; acendimento inteligente dos faróis; comandos no volante de áudio, do telefone e do piloto automático; direção elétrica; faróis dianteiros com sistema Follow me Home; para-sol com espelhos para motorista e passageiro; porta-malas com iluminação interna; espelho retrovisor eletrocrômico; entre outros.

Para reforçar a segurança, o Kicks XPlay vem com seis airbags; alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros); controles de tração e Estabilidade – (VDC – Vehicle Dynamic Control); luzes de condução diurna (DTRL); sistema Isofix para cadeiras de crianças; freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA); sistema inteligente de Partida em Rampa (HSA); travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento, além de muitos outros equipamentos.

A segunda edição do Kicks XPlay chega está à venda nas concessionárias da Nissan em todo o Brasil com preço sugerido de R$ R$ 140.490,00 (Preço público sugerido em reais, com frete incluso, válido para todo território nacional), que toma como base o acabamento Advance. A partir de 2025 uma nova geração vem ocupar o lugar da atual, e sabe-se que terá um inédito motor 1.0 turbo produzido em Resende. Até lá a marca japonesa deve lançar mais algumas séries especiais para manter o consumidor do modelo interessado em compra-lo e acabar com o estoque.

Como é apenas uma versão especial, não espere por qualquer mudança na parte mecânica, seguindo com o velho conhecido 1.6 16V aspirado de quatro cilindros, sempre combinado a uma transmissão automática do tipo CVT com 6 marchas simuladas. Entrega 113 cv a 5.600 rpm e 15,3 kgfm a 4.000 rpm com etanol. Apesar do motor não ser turbo, como a maioria dos concorrentes, o Kicks não fica tão para trás como se imagina, o desempenho é satisfatório para o propósito do carro e não deixa a desejar.

O propulsor se sai bem no trânsito do dia a dia e na Serra que você talvez precise pisar mais fundo para render mais, caso o veículo esteja cheio. As trocas de marcha são suaves e as retomadas idem, portanto o conjunto motriz trabalha bem redondo no final das contas. Enfim, o Kicks é um SUV que é bom colocar na balança e comparar com os outros do mercado, pois pode ser a sua opção no fim das contas, ainda mais essa série especial que trás itens exclusivos e bem interessantes.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.6

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            113     113

Torque (kgf.m)         15,3    15,3

Velocidade Máxima (km/h)           175

Tempo 0-100 (s)      12

Consumo cidade (km/l)      7,7      11,4

Consumo estrada (km/l)    9,4      13,7

Câmbio          CVT

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.590

Largura (mm)           1.760

Comprimento (mm)             4.310

Peso (Kg)      1.136

Tanque (L)    41

Entre-eixos (mm)     2.620

Porta-Malas (L)        432

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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