Ducati fecha 2023 confirmando sua solidez com aumento da lucratividade

A Ducati conclui 2023 com resultados financeiros que confirmam a solidez da empresa e a validade das decisões estratégicas tomadas nos últimos anos.

O resultado operacional registrado em 2023 é o melhor de todos os tempos para a Ducati, com 112 milhões de euros, e um nível correspondente de lucratividade da empresa que aumentou ainda mais em comparação com o ano anterior, atingindo 10,5%.

Apesar da crescente concorrência no cenário internacional e das dificuldades enfrentadas no mercado chinês, a receita da fabricante de motocicletas Borgo Panigale ultrapassa um bilhão de euros pelo segundo ano consecutivo, chegando a 1.065 milhões de euros, um pouco abaixo do nível recorde alcançado em 2022 (1.089 milhões de euros).

Em 2023, 58.224 motocicletas foram entregues aos Ducatistas entusiastas em todo o mundo. Um resultado que, apesar de ser ligeiramente inferior ao de 2022, coloca o ano passado como o terceiro melhor da história da empresa em termos de volume de vendas.

“Os resultados obtidos pela Ducati em 2023 confirmam a validade das decisões estratégicas e da política de investimento autofinanciado que estamos adotando há vários anos. Encerramos o ano fiscal com uma receita que mais uma vez ultrapassou um bilhão de euros e um resultado operacional recorde, ao qual devem ser adicionados os sucessos nas corridas que nos viram ser Campeões Mundiais no MotoGP e no WorldSBK pelo segundo ano consecutivo”, declarou Claudio Domenicali, CEO da Ducati.Fortalecidos pelos objetivos alcançados, olhamos para o futuro com determinação e continuamos com o plano de desenvolvimento da marca e da gama de produtos, com o desejo de expandir nossa presença para novos segmentos, falar com novos motociclistas e aumentar a comunidade de Ducatisti. A entrada no motocross planejada para este ano é uma prova disso.”

Henning Jens, CFO da Ducati, acrescentou: “O ano de 2023 foi caracterizado por um cenário de mercado global de motocicletas com uma concorrência crescente e situações econômicas desafiadoras em todo o mundo. Apesar disso, a Ducati pôde encerrar o ano com uma melhoria adicional na lucratividade, atingindo 10,5% de retorno sobre as vendas e um novo resultado operacional recorde. Isso foi possível graças a um mix de modelos muito atraente e a um grande foco na disciplina de custos e na eficiência em todos os processos. O resultado também mostra que a Ducati opera com uma estratégia clara em uma base financeira robusta, apresentando um bom desempenho mesmo em anos desafiadores.”

Para 2024, a Ducati apresentou ao público sete novos modelos que expandem uma gama de produtos cada vez mais sofisticada, composta por motocicletas tecnologicamente avançadas com um design diferenciado.

Entre os modelos mais esperados estão certamente a nova Hypermotard 698 Mono, com a qual a Ducati entra no segmento de supermoto de um cilindro, e a DesertX Rally, que leva as capacidades off-road da família DesertX a um nível mais alto graças a componentes profissionais. Mas também a Multistrada V4 RS, que, com o motor Desmosedici Stradale, combina os mundos das motos de turismo e superesportivas em um único modelo, e a Multistrada V4 S Grand Tour, a motocicleta de turismo por excelência para aqueles que adoram viajar por longas distâncias.

Mais espaço é dedicado às motocicletas colecionáveis. Para 2024, a Ducati apresentou duas motos comemorativas que marcam o 30º aniversário do nascimento de dois dos modelos mais icônicos da história da empresa sediada em Bolonha: a Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916 e a Monster 30° Anniversario. Ambas em uma série numerada e limitada a 500 unidades, com pinturas e componentes dedicados.

Para os amantes da exclusividade, do desempenho e do trabalho artesanal, a Ducati apresentou a Ducati Diavel for Bentley: uma edição numerada e limitada a 500 unidades, inspirada na Bentley Batur e construída sobre a base técnica da Diavel V4. Uma colaboração que somente um fabricante de motocicletas como a Ducati pode propor e que une as duas marcas em uma afinidade de visão feita de tecnologia e estilo.

Finalmente, para os Ducatisti mais apaixonados, foram criadas as cinco Panigale colecionáveis dedicadas aos sucessos alcançados nos campeonatos MotoGP, WorldSBK e WorldSSP. Fabricadas com pinturas especiais inspiradas nas dos campeões da Ducati, as réplicas da Panigale 2023 são exclusivas devido à assinatura original do piloto no tanque e entregues com um certificado de autenticidade, equipamento técnico dedicado e caixa de transporte de madeira.

O Brasil segue o crescimento global. Em 2023 a unidade brasileira da Ducati cresceu 10,4% em número de unidades emplacadas. O resultado sobre igual período de 2022 se confirma como o melhor em vendas da história da empresa desde o seu desembarque no Brasil em 2012.

error: Conteúdo protegido !!