Aula extra! Alunos fazem “imersão” no sistema ferroviário

SuperVia ensinará, para estudantes de Caxias, questões de segurança e como funcionam os trens, importante meio de transporte para famílias da região – Na próxima quarta-feira, dia 27 de março, crianças e adolescentes da rede municipal de Duque de Caxias terão a oportunidade de conhecer melhor como funciona o sistema ferroviário. Uma equipe da concessionária irá visitar a Escola Municipal Olinda B. B., próxima à estação de Saracuruna, onde serão exibidos vídeos com animações sobre segurança no universo ferroviário.

Na sequência, os alunos irão conhecer algumas particularidades do sistema, inclusive entrando na cabine de um trem que estará parado na estação – acompanhados por um maquinista. Os alunos serão divididos em dois grupos de 25, acompanhados por 3 professores. O primeiro grupo fará a “imersão” na parte da manhã, a partir das 9h30; o segundo, a partir das 15h.

“O objetivo dessa iniciativa é educar crianças e adolescentes sobre os riscos inerentes à ferrovia, enfatizando que eles têm um papel muito importante para evitar acidentes. Além disso, ter uma experiência prática dentro do sistema pode trazer uma memória afetiva bastante estimulante para a garotada”, explica o coordenador de Segurança Operacional da SuperVia, Iago Figueiredo.

A expectativa é de que a ação promova a redução de acidentes com passageiros nas estações e ao longo da malha ferroviária, uma vez que as pessoas conhecerão os riscos e evitarão comportamentos inseguros. Para a SuperVia, é também uma chance de aproximação com a população das comunidades lindeiras, de forma que eles percebam a relação de responsabilidade para com a ferrovia.

Essa atividade lúdica/educativa com estudantes já ocorreu outras vezes, sendo que a última foi em outubro de 2023 (foto). A ideia é voltar a oferecer o evento com regularidade, podendo chegar a duas vezes por mês. Para viabilizar isso, a concessionária tem procurado parcerias e apoios.

error: Conteúdo protegido !!