Avaliação do Chevrolet Tracker 1.0 Turbo Midnight (Aut) 2024

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Séries especiais são sempre uma boa jogada de marketing das montadoras, elas criam versões inéditas a partir de versões já existentes, com acessórios e detalhes que acabam chamando a atenção do consumidor desse tipo de veículo. Lançado em abril do ano passado, o Chevrolet Midnight foi o primeiro da linha 2024 em conjunto com a versão “esportiva” RS (da qual já testamos).

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/QqW7BHQ6G4c?si=wr6hZBk4Y9NP7bIr

O SUV mais vendido no acumulado dos últimos anos oferece a versão Midnight, que se diferencia das outras versões pelos acabamentos e carroceria com detalhes em preto. A primeira aparição pública das duas novas versões aconteceu no ‘Big Brother Brasil’, durante a prova do anjo, promovida no último sábado, dia 08 de abril de 2023. A Chevrolet é uma das patrocinadoras da 23ª edição do reality e aproveita a dimensão do programa revelar alguns dos seus principais lançamentos do ano.

Entre as principais características do Tracker Midnight, estão: Gravata Chevrolet preta;  Emblema Midnight na base das portas dianteiras; Detalhes em preto brilhante na grade frontal, retrovisores externos e apliques centrais dos para-choques; Rodas aro 17 com acabamento preto “High Gloss”; Faróis com máscara negra; Volante de base reta com acabamento premium; Bancos com acabamento premium preto com costura pespontada cinza; MyLink com projeção sem fio, OnStar e myChevrolet App; Wi-Fi nativo e opções de cores para a carroceria: Azul Eclipse, Cinza Rush e Preto Outro Negro.

O Tracker Midnight custa R$ 141.960 e chaga com o já conhecido motor 1.0 turbo de três cilindros que chega a 116 cavalos de potência e 165 Nm de torque, que mesmo sem injeção direta, sobe de rotação e atinge facilmente a faixa de 3.000 a 4.000 rpm. Apesar de um pequeno “Delay” nas acelerações mais fortes, o propulsor oferece retomadas decentes, permitindo ultrapassagens seguras e ganhando velocidade sem precisar de muita pressão no pedal do acelerador.

Em conjunto está o câmbio automático de 6 marchas que é bem suave e não dá trancos, combinando bem com o motor turbo. Senti falta da opção “Sport”, que ajudaria a manter rotações mais altas do motor e dar mais segurança em certos momentos, como ultrapassagens e retomadas mais ágeis. O SUV da Chevrolet não oferece as borboletas no volante para a troca manual, e permite a troca sequencial por meio de um botão na alavanca de câmbio – algo não muito agradável de se usar no dia a dia.

De acordo com a marca ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 177 km/h. O consumo de gasolina, segundo o INMETRO, em cidade é de 11,2 km/l, chegando a 13,6 km/l em estrada (os dados relativos ao Etanol estão na Ficha Técnica). O Tracker Midnight, em termos de preços e equipamentos, é intermediário entre o LT e o LTZ, mantendo o sistema de posicionamento diurno em LED.

A direção elétrica fica bem mais leve nas manobras de estacionamento e um pouco mais rígida em velocidades maiores, oferecendo muita segurança ao motorista. A suspensão é um  mais rígida do que se espera de um carro da GM, porém muito  eficiente e necessária para um SUV, que precisa de mais equilíbrio do que um sedã por exemplo. O trabalho que foi feito na suspenção revela em curvas em alta velocidade, que deixa a inclinação da carroceria mais suave, mantendo a sensação de segurança.

Já os freios, a disco na dianteira e tambor na traseira, são bem eficientes à todo o instante, mesmo quando o pedal é pressionado com mais força. E para ficar mais econômico, o SUV da Chevrolet oferece o sistema start-stop.

O visual do Tracker Midnight 2024 na cor Azul Eclipse que avaliamos possui linhas aerodinâmicas bem marcantes, como vincos em toda a carroceria. A dianteira é marcada pela gravata Chevrolet preta, detalhes em preto brilhante na grade frontal e faróis com máscara negra. O SUV ainda possui rack no teto e um aerofólio discreto para dar aquele ar de “esportividade”.

De lado o modelo revela o emblema Midnight na base das portas dianteiras, retrovisores externos e apliques centrais dos para-choques. As rodas são aro 17 com acabamento preto “High Gloss”.Enquanto que na traseira, o perfil aerodinâmico integrado com “brake light” reforça a característica do carro.

O interior tem decoração totalmente em preto, com volante de base reta com acabamento em couro. Os bancos adotam revestimento em couro sintético com costura pespontada cinza, e traz ainda MyLink com projeção sem fio, OnStar e myChevrolet App, além do Wi-Fi nativo. Na parte traseira, o espaço para as pernas é generoso para um SUV compacto, e há porta USB frontal e duas traseiras.

O Tracker Midnight traz ainda seis airbags, alarme, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, ajuste de altura dos faróis, fixação de cadeirinha infantil Isofix e Top Tether, ar condicionado, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, computador de bordo, direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos e painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas. Há ainda câmera traseira, piloto automático, abertura da porta com presencial, botão start e sistema start-stop.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            116     116

Torque (kgf.m)         16,8    16,3

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.627

Largura (mm)           1.791

Comprimento (mm)             4.270

Peso (Kg)      1.228

Tanque (L)    44

Entre-eixos (mm)     2.570

Porta-Malas (L)        393

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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