Meriti inicia 2016 com problema antigo: muito lixo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Moradores despejam o lixo, que não coletado desde as festas de fim de ano, ao longo da Avenida Presidente Tancredo Neves Fotos: Ivan Teixeira
Moradores despejam o lixo, que não coletado desde as festas de fim de ano, ao longo da Avenida Presidente Tancredo Neves
Fotos: Ivan Teixeira

São João de Meriti já inicia 2016 apresentando os antigos problemas na coleta de lixo. Entra ano e sai ano, a história continua a mesma e a população sofre com a precaridade do serviço. O recolhimento irregular dos detritos na cidade transformou a paisagem em vários bairros. Em diversas pontos é possível ver sacos, restos de comida, cascas, ossos, resíduos de banheiro, plásticos, latas, papeis, vidro, pneus, madeiras e outros materiais, principalmente em áreas descampadas. Para tentar amenizar a situação, moradores ateiam fogo nos detritos, que está acumulado em muitos trechos desde as festas de final de ano. Na noite da última segunda-feira (4),foram vistos seis pontos de focos de queimadas, ao longo da Avenida Presidente Tancredo Neves, nos bairros de Éden, Tomazinho e São Mateus.

Atravessar da Avenida Ana Brito da Silva para a Avenida Presidente Tancredo Neves virou uma tarefa difícil para os pedestres. Quem passa pela região afirma que a linha férrea é o lixão da localidade. “Há anos esse lugar tá assim. O lixo é um dos grandes problemas de São João”, contou o meritiense Rômulo Coelho, de 28 anos.Ao longo da Avenida Presidente Tancredo Neves é possível ver diversos pontos onde os moradores estão descartando o seu o lixo. “É uma vergonha chegar a uma situação dessas. Não está certo”, desabafou um morador, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, a coleta na região foi feita somente um dia após o Natal. “Está errado o morador que descarta o lixo aqui. Entretanto, mais errado ainda está a prefeitura que nos deixa sem a coleta”, complementou o morador.

A equipe da SuperVia foi flagrada pelo JH retirando grande quantidade de lixo em São Mateus Fotos: Ivan Teixeira
A equipe da SuperVia foi flagrada pelo JH retirando grande quantidade de lixo em São Mateus
Fotos: Ivan Teixeira

Em outras ruas dos bairros de Agostinho Porto e Vila Rosali, a última coleta também foi realizada no dia 26 de dezembro. “Nessa época de festividades, os moradores não têm escolha. Se não despejarmos o lixo na rua, teremos que acumular dentro de casa, uma vez que a coleta é feita de forma irregular. Ninguém sente prazer em sujar o próprio território, porém, a prefeitura não oferece suporte para evitar essa situação”, disse a estudante Carmem Lúcia da Silva, que destaca a importância da coleta seletiva na cidade. “O poder público precisa incentivar a coleta seletiva na cidade, que tem muito habitantes e consequentemente muito lixo”, afirma.

O lixo exposto ao ar, atrai inúmeros animais, pequenos ou grandes. Os primeiros a aparecer são as bactérias e os fungos, fazendo seu fantástico papel na natureza. O cheiro da decomposição se alastra com o vento e atrai outros organismos, como baratas, ratos, insetos e urubus, que além de se nutrirem a partir da matéria orgânica presente no lixo, se proliferam, pois o local também lhes oferece abrigo. Estes animais são veiculadores (vetores) de muitas doenças. “Meu lixo está na porta há dias. Os animais na rua já rasgaram o saco de lixo e espalharam tudo. Tem atraído muitos bichos”, relatou Douglas Melo, de 70 anos, morador da Rua São Francisco de Assis, em São Mateus.Segundo ele, o caminhão de lixo não passa há quase duas semanas.

Apesar de registrar com fotos e depoimentos de moradores inúmeros locais pela cidade que não estão recebendo o serviço, a Prefeitura de São João de Meriti “garante” que a coleta de lixo está sendo realizada. “A coleta de lixo está regular. Caso haja um problema pontual, o morador pode entrar em contato pelo whatsapp por meio dos números (21) 97237-6656 e (21) 98021-8143 ou pelo telefone da Ouvidoria da Prefeitura (21) 2651-1001”, respondeu em nota a assessoria de imprensa da prefeitura de São João de Meriti.

 

Por: Gabriele Souza (Gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!