Belford Roxo promove palestra e oficina sobre Água e Saneamento Básico

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belford Roxo, realizou nesta quinta-feira (04/04), na Primeira Igreja Batista da Fonte da Rosa, em São Leopoldo, uma palestra sobre diversos temas relacionados ao cuidado da água. A palestra e a oficina fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) Intervenção em Favelas, que é um trabalho social dentro do bairro de São Leopoldo focado no Eixo de Educação Ambiental e Patrimonial.

A palestra destacou a importância da água, os recursos hídricos, explicou como é feita a distribuição da água no mundo, abordou os principais problemas encontrados nos rios da Baixada, entre outros assuntos. Já a oficina explicou sobre o que é saneamento básico e cada um dos seus quatro pontos que o compõem, são eles: abastecimento de água potável; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e a coleta e tratamento de esgoto.

Saneamento básico

O engenheiro sanitarista e ambiental, Robson Franco foi o palestrante do dia sobre o tema água e recursos hídricos no município de Belford Roxo. “Acho muito importante essa aproximação das pessoas com o corpo técnico. Essas são as oportunidades da gente poder explicar o que é que acontece baseado em uma conversa mais técnica, para a população comum que vivencia esses problemas, salientou, concluiu Robson.

Já a oficina foi sobre o tema saneamento básico e foi apresentada pelo geógrafo Luís Miguel. “É importante que a população de Belford Roxo entenda quais são os direitos que ela tem, o que é o saneamento básico e como devem ser construídos todos os bens de infraestrutura para melhorá-lo na nossa cidade”, afirmou. “Aqui a gente se reúne com o povo para que juntos possamos entender as melhores saídas para que tenhamos um Meio Ambiente melhor”, concluiu Luís.

error: Conteúdo protegido !!