Avaliação do GWM Ora 03 BEV Skin 2024

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

A GWM é a maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado e é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. Não é à toa que a empresa vem investindo pesado no Brasil e quer conquistar de qualquer forma o consumidor brasileiro.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/Jsl-2Lvf1kw?si=v5iBmOZIiQWVUy8U

Atualmente a empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo. Posicionada como uma companhia global a GWM investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, com veículos eletrificados e conectados. Além de de uma rede de concessionários e distribuição de peças.

Contando com esse investimento inicial e o entusiasmo da empresa que resolvi pedir para a GWM Brasil o Ora 3 Skin, modelo que eu acredito que será o mais vendido entre as opções atuais no mercado que a GWM vem trabalhando. Por ser um modelo 100% elétrico com preço compatível com modelos de outras marcas com motor a combustão, acredito que o Ora 3 veio para ver se o Brasileiro vai se adaptar aos veículos elétricos. Seria essa a nova onda depois dos SUVs? Só saberemos com o tempo de mercado, que é quem dita as regras.

Vamos ao que interessa, saber um pouco mais do hatch compacto 100% elétrico Ora 3 Skin. O modelo é equipado com bateria de 48 kWh, tem autonomia de 232 km, segundo dados fornecidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro. O veículo pode ser carregado de 10% a 80% entre três e cinco horas com carregadores de corrente alternada (AC) ou 30 a 40 minutos na corrente contínua (DC).

Já a versão GT tem como seu maior diferencial a bateria, que tem 63 kWh e autonomia de 319 km. Além de outros recursos que não vou me aprofundar, pois o foco aqui é a versão de entrada Skin. Com design esportivo e original, o Ora Skin, que custa R$ 150 mil, é equipado com um motor elétrico de 171 cv de potência e 250 Nm de torque, que permite ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. Nada mal para um compacto.

A GWM afirma que o modelo tem o maior nível de segurança da categoria– com nota máxima nos testes do Euro Ncap – e que oferece o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor nível 2+ (ADAS – Advanced Driver Assistance System), composto por um radar frontal de curto, médio e longo alcances e cinco câmeras (para-brisas, para-choque dianteiro, para-choque traseiro e uma em cada retrovisor).

No quesito segurança, o carro ainda conta com itens como piloto automático inteligente, sete airbags e visão 360°, com nove modos de visualização gerados por meio de cinco câmeras. Ainda por dentro, o modelo conta com uma conectividade bem atual, com painel de instrumentos e multimídia com processador Qualcomm Snapdragon e duas telas integradas de 10,25 polegadas cada, Full HD, com textos em português.

Sua central multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, com conexão via Bluetooth. Portas USB iluminadas nas dianteiras, sistema de som com 120 W de potência e seis alto-falantes completam a lista de equipamentos do modelo.

Outro diferencial é que o modelo é personalizável. Na parte externa, o consumidor pode escolher entre as cores Branco Ágata, Preto Hematita, Vermelho Brava e, apenas para a versão Skin, o Azul Copacabana. Internamente, o visual pode ser off-white e marrom, todo preto com costuras azuis ou gelo e vermelho.

O GWM Ora 03 vem com garantia de cinco anos para o carro e oito anos ou 200 mil km para a bateria. E o proprietário ganha dois anos do “Pacote Tranquilidade”, que consiste em um carregador portátil de 3,6 kW, proteção total de dois anos para a bateria em caso de danos físicos ou elétricos – além do já oferecido pela garantia –, Tag GWM / Veloe por um ano para pedágios e cancelas de estacionamento, financiamento com recompra garantida de 85% da tabela FIPE e a conveniência do serviço exclusivo Tomorrow Assistance, formado por oficina remota para revisões, pequenos reparos e carro cortesia.

Desde janeiro está disponível nas concessionárias o Ora 03 Skin (sem teto solar), no valor de R$ 150 mil, com entrada de 50% mais 24 parcelas fixas com taxa zero de juros ou no Mercado Livre, mediante depósito de R$ 9 mil, que pode ser pago por Pix ou boleto. Além disso, o cliente ganha recarga de bateria grátis em mais de 1.000 postos em todo o Brasil durante todo o ano de 2024, por meio de vouchers, de uso pessoal e intransferível.

As minhas impressões sobre o Ora 3 Skin na cor preta avaliado por uma semana foram as melhores possíveis. O hatch 100% elétrico da Chinesa GWM realmente me surpreendeu. Por fora chama a atenção as suas linhas arredondadas e faróis que lembram muito o VW New Beeetle e os Mini Coopers mais modernos, ou até um Porsche.

Na traseira o destaque fica por conta da lanterna “embutida” na tampa do porta-malas que faz uma linha de ponta a ponta em LED e o nome ORA no centro da tampa. Na lateral as rodas de 18 polegadas com cinco pontas calçadas com pneus 215/55 R18 se destacam diante da carroceria arredondada.

O acabamento é outro item que chama a atenção, quem estra no carro fica abismado com tanto conforto e um acabamento de primeira linha, qualidade essa vista somente em carros mais caros. Desde os bancos, laterais das portas e tablier o material é de qualidade do tipo “softtoutch”. O espaço interno também é na medida, tanto para quem vai na frente quanto para os passageiros de trás. Até os 228 litros do porta-malas são suficientes para uma família pequena.

Além disso tudo que descrevi do Ora 3 Skin, o hatch elétrico da GWM é muito bom de dirigir. Os 171 cv de potência e 250 Nm de torque dão conta do recado sem cerimônia. Acelerações imediatas, ultrapassagens feitas sem lerdeza, retomadas sensacionais fazem parte do dia a dia do hatch da GWM. Queria eu ter a oportunidade de poder dirigir no Autódromo de Interlagos (SP) em um evento que aconteceu em fevereiro, o “Interlagos Drive Days”, a diversão ao volante deve ter sido garantida.

Ainda sobre o Ora 3, o volante foi feito na medida, assim como o banco do motorista que segura bem o condutor nas curvas. Sem falar na suspensão acertada que faz o carrinho andar em “trilhos” e torna a dirigibilidade uma diversão para quem curte dar umas voltas de carro. Enfim, o Ora 3 é um carro bem divertido, e muito agradável para usar no dia a dia.

Quero deixar aqui meus agradecimentos para a GWM Brasil que em parceria com a GWM Américas (única concessionária da marca no Rio de Janeiro) nos cedeu o modelo Ora 3 Skin para uma semana de testes. A concessionária fica localizada na Av. das Américas, 3.693 – loja 102 – Barra da Tijuca, telefone (21) 3613-3033, site https://www.gwmamericas.com.br/

*FICHA TÉCNICA:

Motor: elétrico, transversal, dianteiro

Potência: 171 cv

Torque: 25,5 kgfm

Câmbio: automático, 1 marcha

0 a 100 km/h: 8,2 segundos

Velocidade máxima: 160 km/h

Bateria: Fosfato de ferro-lítio

Capacidade da bateria: 48 kwh

Autonomia Inmetro: 232 km

Autonomia WLTP: 310 km

Recarga rápida: até 48 kwh – 30% a 80% (DC) em 30 minutos

Dados técnicos: direção elétrica / suspensão independente McPherson e molas helicoidal (dianteira) e eixo de torção e molas helicoidal (traseira) / freios a disco ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) / peso em ordem de marcha: 1.540 kg

Dimensões: 4.254 mm de comprimento, 2.650 mm de entre-eixos,1.848 mm de largura, 1.603 mm de altura e 228 litros de porta-malas

*Dados do fabricante

error: Conteúdo protegido !!