Cursos e Concursos – 08/01

Sisu ofertará mais de 225 mil vagas

Hoje, os 5,7 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saberão quanto tiraram em cada uma das provas. Os resultados estarão disponíveis na internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes terão acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não terão, porém, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.
A prova do Enem poderá ser usada para participar de programas como o Sistema de Selação Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. As inscrições poderão ser feitas de 11 a 14 de janeiro. Nesta edição serão ofertadas 228 mil vagas. Para participar, o candidato não pode ter tirado 0 na redação.
A nota poderá ser usada também para obter bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar dos programas, o estudante não pode ter zerado a redação e precisa obter pelo menos uma média de 450 pontos nas demais provas do Enem.
Para obter a certificação do ensino médio, é preciso ter feito a solicitação no início do ano, na hora da inscrição, ter mais de 18 anos e ter obtido pelo menos 450 pontos em cada uma das provas e 500 pontos ou mais na redação.

Os candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu, pelo sisu.mec.gov.br
 

Faetec tem mais de 6 mil vagas de Nível Médio
A Faetec está oferecendo 6.218 vagas para cursos técnicos de Nível Médio gratuitos. As inscrições vão até o dia 29 deste mês e devem ser feitas pelo link (www.facebook.com.br/redefaetec). No total, são 7.246 oportunidades em diversos níveis para ingresso no primeiro semestre de 2016.

Do quantitativo de vagas para o Ensino Técnico de Nível Médio, 2.713 são na modalidade Subsequente e Concomitância Externa, destinadas a quem já concluiu ou está cursando o Ensino Médio e deseja fazer somente o Técnico na Faetec. Outras 3.340 vagas são na forma Integrada com o Ensino Médio, para quem concluiu o Ensino Fundamental. Há ainda 105 oportunidades para especialização em Enfermagem e 30 para Teatro, na Escola Martins Pena.

– A qualificação profissional é a principal porta de entrada dos cidadãos no mercado de trabalho e o Rio de Janeiro tem grande potencial para absorver a mão de obra formada na Fundação – afirmou o presidente da Faetec, Wagner Victer.

Inscrições

As vagas são para diversos cursos como: Administração, Eletrônica, Mecânica, Guia de Turismo, Produção de Moda, Edificações, Cozinha e Informática.

Para se inscrever, o candidato deve ler o edital, disponível no site da Fundação Bio-Rio (http://concursos.biorio.org.br), preencher o formulário e questionário socioeconômico e imprimir a ficha e o boleto bancário, no valor de R$ 39.

Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Fundação Bio-Rio, no telefone (21) 3525-2480, das 9h às 18h, ou por meio do e-mail: faetec2016@biorio.org.br.

error: Conteúdo protegido !!