Empregos e Oportunidades – 09/01

Estudantes podem aumentar currículo nas férias com trabalho voluntário
O período de férias pode significar mais que sombra e água fresca para os jovens. Para os mais ligados, a época pode significar oportunidade para turbinar o currículo. Um dos caminhos valorizados é o trabalho voluntário. Os números mostram que os brasileiros têm vocação ao voluntarismo. De acordo com o mestre em Sistema de Gestão da Uniabeu Ricardo Machado, estudantes e profissionais em início de carreira devem observar essa vertente com atenção, porque revela às empresas um perfil atuante e que oferece algo além das habilidades técnicas da carreira.

“O estudante e o profissional iniciante têm muito fôlego para atuar. A motivação é total. Ele realmente quer fazer a diferença, ‘mudar o mundo’, fazer algo útil para as pessoas, a sociedade e a humanidade como um todo. Mas parece faltar um elemento primordial: o passar por experiências”, comenta Machado, que iniciou sua atividade de professor como voluntário na ONG Viva Rio. Ele destaca também que a atuação em uma atividade voluntária poderá oferecer ao estudante em formação a oportunidade de desenvolver competências que serão necessárias para uma carreira profissional no futuro.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Cláudia Tinoco, considera que o trabalho voluntário deve trazer realização, felicidade e paixão. ”Indiretamente, em um processo seletivo, quando se for conversar sobre o assunto, os olhos irão brilhar, o sorriso abrirá espontaneamente, e o profissional irá conversar sobre o propósito de ter escolhido o trabalho e consequentemente a entrevista fluirá nesta linha”, avalia.

Decisão

Segundo o IBGE, mais de 77% das entidades privadas de assistência social sem fins lucrativas do país contam com ajuda de voluntários. A tabulação mostra ainda que 80% dos voluntários colaboram até 10 horas por semana, 11% trabalham de 11 a 20 horas, quase 6% se dedicam de 21 a 40 horas, e cerca de 3% se doam mais de 40 horas semanais.

Em momento de crise e mercado cada vez mais competitivo, o trabalho voluntário pode ser ponto positivo no momento da contratação? Para Cláudia Tinoco, sim. “O trabalho voluntário colabora e quem o realiza é visto com bons olhos, principalmente se for em sua área de atuação”, comenta. Segundo Tinoco, o voluntariado, assim como o trabalho associativo, traz muitas experiências pessoais e profissionais, além de ter um propósito para cada pessoa.

O professor da Uniabeu Machado concorda. “A doação ao trabalho sempre pode ser um peso a favor do candidato em um processo de seleção. Os profissionais de Recursos Humanos observam o voluntariado como um propósito, como objetivo na formação profissional, como exercício de relacionamento interpessoal e pode colaborar na hora da decisão”, opina.
Prefeitura de Nova Iguaçu oferece 212 vagas de emprego

Prefeitura de Nova Iguaçu inicia o ano de 2016 com 212 novas oportunidades para quem está à procura de uma nova colocação no mercado de trabalho. Através da Secretaria de Trabalho e Renda, estão disponíveis vagas para operador de caixa, auxiliar de padaria, fiscal de loja, auxiliar de produção e funções diversas em um supermercado. Para pessoas com deficiência as oportunidades são para auxiliar de distribuição e atendente de loja.

As vagas de operador de caixa são para ambos os sexos e é preciso ensino médio completo, experiência na função de pelo menos seis meses e ter disponibilidade para trabalhar aos domingos e feriados. Os candidatos a auxiliar de padaria devem ser do sexo masculino, precisam trabalhar aos domingos e feridos e não é exigido experiência. As oportunidades de fiscal de loja são para um supermercado na Zona Sul do Rio de Janeiro, para o sexo masculino e é exigido ensino médio completo. A mesma empresa ainda recruta homens com ensino fundamental. Para auxiliar de produção as vagas são para homens com ensino fundamental.

As oportunidades de atendentes de loja e auxiliar de distribuição são exclusivas para pessoas com deficiência de ambos os sexos. É preciso ensino médio completo e levar laudo médico e a Classificação Internacional de Doenças (CID) atualizado, além de disponibilidade de horário.

Os interessados devem comparecer de segunda a sexta na sede da Secretaria de Trabalho e Renda de Nova Iguaçu, que fica na Rua Dr. Luiz Guimarães, nº 956, Centro, das 9h às 16h, e levar carteira de trabalho, identidade, CPF, comprovante de residência e currículo.

error: Conteúdo protegido !!