COLUNA ESPAÇO MOTOR por JOÃO MENDES – 09/01

Retrospectiva 2015 – Fatos Importantes

O ano de 2015 é um ano que para muitos deve ser esquecido, mas para outros foi de suma importância para a história. Vamos relembrar fatos marcantes.

Carros
160108 V21

* A GM viu o seu Chevrolet Onix (FOTO) ser um sucesso de vendas sempre brigando pelas primeiras posições e o hatch lidera as vendas no Brasil desde agosto.

* A Honda lançou seu SUV médio, o HR-V que foi um super sucesso com fila nas revendas para adquirir o modelo.

* A Renault lançou a picape Oroch derivada de seu SUV Duster dando início a uma nova categoria. O mercado tem picapes derivadas de automóveis de passeio como Chevrolet Montana, Fiat Strada e Volkswagen Saveiro e picapes médias como Ford Ranger, Chevrolet S10, Toyota Hilux, etc. Mas picape derivada de um SUV é pioneirismo da Renault Oroch. Vislumbrando o sucesso dessa categoria a Fiat já tem a Toro que será lançada no final de fevereiro.

* A Peugeot lançou o monovolume 2008 que recebeu o prêmio de Melhor do Ano da Abiauto, Associação Brasileira de Imprensa Automotiva. Todos os carros da linha Peugeot estão atualizados e com o aspecto “Premium” acentuado.

* A Subaru foi totalmente reestruturada e dobrou suas vendas além de importar os modelos atuais acabando com uma defasagem que existia. Com isso seus carros apareceram mais na mídia e ficaram mais conhecidos. Seu presidente, Flávio Padovan, ganhou o prêmio de Executivo de Montadora do Ano do Top Car TV, em votação realizada pelos jornalistas especializados de TV e internet.

* O grupo FCA – Fiat Chryslet Automobiles também não tem o que reclamar, inaugurou fábrica nova em Pernambuco e foi um grande sucesso de vendas o primeiro carro da nova planta produtiva, o Jeep Renegade. Essa novidade do grupo também abocanhou vários prêmios da imprensa especializada.

* A Audi também conseguiu acelerar suas vendas e voltou a produzir no Brasil. Seu modelo brasileiro, o A3 sedan, é produzido no Paraná e também foi premiado pelos jornalistas do setor.

* A Volkswagen, apesar do imbróglio mundial dos motores a diesel que estavam foram das normas, o que lhe trará ainda muitos aborrecimentos e processos, aqui no Brasil a chegada do motor Tsi no UP foi um marco.

* A Ford também conseguiu acelerar as vendas do modelo Ka que passou o segundo semestre sempre entre os 10 mais vendidos e nos últimos meses atingiu e se manteve na 4ª colocação.

* A Hyundai sempre brigou nas primeiras posições com seu HB20 e atualizou os importados que tem design além de muita tecnologia e confiabilidade.

 

Motos
160108 V22

* Surge a Indian (FOTO), a mais antiga marca de motocicletas dos Estados Unidos, fundada antes até da consagrada e mitológica Harley-Davidson, chega ao Brasil com modelos que tem design e acabamento além de tecnologia.

* Apesar de toda crise o Salão Duas Rodas aconteceu em São Paulo com dimensões menores, mas foi de grande importância pela apresentação de modelos das marcas KTM, Harley-Davidson, Ducati, BMW, Thiumph e da estreante Indian. Isso sem falar nos estandes com muitas atrações de Honda, Yamaha e Kawasaki que são aqueles que mais chamam a atenção por serem marcas mais populares.

* Fato importante em 2015 foi a Traxx abrir as portas da sua fábrica em Manaus para a imprensa especializada e disponibilizar seus modelos para teste. Isso ainda ocorreu numa época em que a Traxx ficou em segundo na vendas de motos no Brasil, superando a Yamaha.

* Mostrando que em time que esta ganhando também se mexe a Honda, que detém mais de 80% do mercado de motos, lançou a CG 160 que em novembro foi a moto mais vendida no Brasil com 14.350 unidades comercializadas.

* A Kawasaki, marca que tem um enorme carisma, apoiou competições e equipes em várias modalidades. Isso amplia ainda mais a simpatia que os motociclistas tem pela marca.

Na próxima edição eu conto mais. Feliz 2016 pra todos e suas famílias.

error: Conteúdo protegido !!