Bola Cheia
Quem mora nos bairros Vila Guimarães e Vale Ouro, em Queimados, começou o ano novo com o pé direito por conta de uma boa notícia. Trechos da Estrada Carlos Sampaio e da Postiação começaram a ser pavimentados na quinta-feira (7) e serão concluídos dentro de 20 dias. As obras da Prefeitura tem a parceria do Departamento de Estrada e Rodagens (DER) e Governo do Estado.
Bola Murcha
Como toda tradição de início de ano, a presidente Dilma fez uma avaliação de 2015. “O maior erro foi não ter visto que a crise era tão grande em 2014, não ter visto o tamanho da desaceleração em decorrência de problemas internos e externos”, disse ela aos jornalistas, na quinta-feira. Só agora que ela percebeu isso?
O ‘mais do mesmo’ de Dilma com
direito a tietagem
A presidente Dilma Rousseff iniciou 2016 cheia de resoluções. Na sua primeira fala do ano, ela defendeu mudanças na regra da aposentadoria, com aumento da idade mínima, garantiu que tem como objetivo trazer a inflação para o centro da meta e sinalizou abertura para participação de partidos da base na elaboração de políticas do governo. As metas da presidente, porém, são praticamente as mesmas de 2015. No ano passado, a presidente também iniciou o governo com a missão de driblar a crise econômica e a política, além de ter colocado o Ministério da Previdência para estudar uma reforma. Durante café da manhã com jornalistas-setoristas do Palácio do Planalto, quinta-feira, Dilma foi tietada (foto) pelos profissionais de imprensa.
Roberto Jefferson
é internado
O ex-deputado federal Roberto Jefferson, 62, está internado desde quinta-feira no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde foi submetido a uma cirurgia para reconstrução do trânsito gástrico. O estado de saúde do paciente é estável. Em boletim divulgado ontem, o hospital informou que o estado de Jefferson permanece inalterado. Em julho do ano passado, o ex-deputado, delator do mensalão, foi internado no mesmo hospital para a realização de exames após ter sido acometido por uma febre.
Rio bota 500
blocos na rua
Ontem, a prefeitura Rio anunciou no Diário Oficial a lista dos blocos de carnaval de rua deste ano. As atrações vão garantir alegria dos foliões durante mais de um mês. Serão 505 blocos, quase 50 a mais que no ano passado. A prefeitura redistribuiu alguns blocos para desconcentrar a movimentação de foliões em alguns bairros. Em 2015, o Cordão da Bola Preta, um dos blocos mais tradicionais do Rio, levou mais de 1 milhão de foliões às ruas do Centro.
Rio bota 500
blocos na rua (2)
O primeiro bloco a desfilar esse ano será o da Liga dos Blocos da Zona Portuária, no dia 16 deste janeiro. O Monobloco, como já ocorre tradicionalmente, encerrará o período de festividades carnavalescas de rua, em 14 de fevereiro. Para o integrante do Bloco do Barbas, Nei Barbosa, a expectativa é que nesse ano o público seja maior do que em 2014, por causa da crise econômica. “Os brasileiros estão viajando menos para o exterior, porque o dólar está nas alturas, então viajam internamente e estão vindo muito para o Rio, e os próprios cariocas ficam na cidade e vão para as ruas”, disse.
Rio pode levar mais um ferro federal
Encontra-se na Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional do Congresso o Projeto de Lei 186/14, que dispõe sobre a exploração de jogos de azar no Brasil. Este PL recebeu substitutivos de 2014 para cá e o novo conteúdo foi lido essa semana na Comissão. Se nenhum senador pedir vistas, vai para a votação no plenário da Câmara em breve. A questão é que a nova redação do artigo 5° do PL 186/14 gera muita preocupação a todos os Estados e municípios do Brasil.
Ele cria um monopólio em pleno século XXI, posto que atribui apenas à esfera Federal o direito de credenciar, outorgar e, consequentemente, arrecadar com os jogos legalizados. Aos Estados, apenas o ônus e o custo da fiscalização.
“O Rio de Janeiro, em especial, será enormemente prejudicado caso esse projeto seja aprovado como está e criará grande impacto negativo na arrecadação.
Colocando em números, Estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, que possuem Loterias Estaduais organizadas há mais de 70 anos, podem perder algo em torno de R$ 4 bilhões anualmente”, analisa o presidente da Loterj, Sérgio Ricardo.
Novos conselheiros
A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Caxias empossa neste domingo (10), às 8h30, os novos membros dos conselhos tutelares, incluindo os do IV, V e VI CTs criados no ano passado, que vão funcionar em Xerém (4º distrito), no bairro Itatiaia (1º distrito) e no bairro São Bento (distrito). A partir de agora a cidade passa a contar com seis Conselhos. Os outros já funcionam nos bairros Centenário, Jardim Primavera e Santa Cruz da Serra. Os conselheiros eleitos em outubro serão empossados pela secretária Claudia Peixoto e pelo presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Miguel Luiz Marotti Júnior em solenidade no Teatro Raul Cortez.
Novos conselheiros (2)
Os conselhos tutelares devem assegurar os direitos das crianças e do adolescente, além de aconselhar pais ou responsáveis e acionados sempre que se perceba abuso ou situações de risco como em caso de violência física e emocional. Seu papel de aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos assegurados pelas crianças e adolescentes.
Novos conselheiros (3)
Além disso, os conselhos podem solicitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. Através de seus representantes legais os conselhos tutelares entre outros deveres podem assessorar o Poder Executivo na elaboração de proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. Também podem requisitar certidões de nascimento e de óbito quando necessário e encaminhar ao Ministério Público informações que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos que são assegurados pelo estatuto.