Ação aconteceu na última quinta e fez alusão à campanha que evidencia o dia 18 de maio, que é o dia da causa
Na última quinta-feira, 16 de maio, profissionais que atuam na Saúde Mental em Mesquita se reuniram em prol do Dia da Luta Antimanicomial, que é comemorado no dia 18 de maio. Atividades foram realizadas no Centro, na Praça Elizabeth Paixão, envolvendo oficinas de pintura, tenda de miçangas para montagem de acessórios, musicoterapia, oficinas sensoriais, atividades lúdicas, cortes de cabelo. A ação contou com a parceria do Espaço da Mulher Mesquitense e do CRAS Juscelino, equipamentos ligados à Subsecretaria Municipal de Assistência Social.
O Dia da Luta Antimanicomial faz parte do movimento da Reforma Psiquiátrica, que luta há mais de 30 anos para que os indivíduos com transtorno mental ou que façam uso prejudicial de álcool e drogas tenham seus direitos respeitados e possam ser cuidados em liberdade, sem perder o vínculo com o território e com seus entes queridos. Segundo Jessica Azevedo, coordenadora do CAPS AD Henrique Lemos, no passado, as pessoas eram excluídas da sociedade nos manicômios.
“É isso que o movimento tem combatido, a partir da promulgação da Lei 10.2016/2001 e da abertura dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A lei estabelece normas sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e, com ela, foi possível iniciar uma mudança na forma como elas são cuidadas e vistas pela sociedade. Antigamente, essas pessoas viviam presas dentro dos manicômios. E quem não era, de alguma forma, de acordo com aquilo que a sociedade entendia como viável, era excluído, trancado, torturado ou até mesmo morto”, diz Jessica.
O CAPS AD Henrique Lemos fica na Rua Egídio 786, na Vila Emil. Em Mesquita, há ainda outras unidades voltadas para o atendimento de saúde mental. O CAPS III Casa Azul tem funcionamento 24 horas e seu endereço é Rua Tenente Aldir Soares Adriano 109, no Cruzeiro do Sul. O atendimento focado no público infantojuvenil é feito pelo CAPSi Giramundo, na Rua da Serra 677, em Santa Terezinha. No Banco de Areia, funciona o Ambulatório Danilo Davi Santos Silva, na Rua Bicuíba 418.