Avaliação do Volkswagen ID.4 Pro 2024

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Design moderno, estrutura imponente e muita tecnologia embarcada, assim posso definir em poucas palavras o novo Volkswagen ID.4. O SUV 100% elétrico da marca alemã chama muita atenção por onde passa, primeiro por ser muito bonito e também por ser pouco visto nas ruas. Pois na verdade o modelo não é vendido nas lojas e só está disponível por assinatura pela própria montadora para os seus clientes. Através do programa Sign&Drive a versão intermediária Pro Performance, em um plano único com parcelas de R$ 6.990 durante um período mínimo de 24 meses pode ser adquirido por qualquer um que tenha a quantia disponível para o uso.

CONFIRA O CLIPE: https://www.youtube.com/watch?v=IbN6NGSHF50

O contrato inclui franquia de 1.500 km mensais, manutenção, seguro, documentação, assistência 24 horas, rastreador, gestão de multas e carro reserva. A única opção de acessório é blindagem III-A, o que eleva o custo mensal para R$ 10.879. A Volkswagen também oferece carregador para o SUV elétrico, através de uma parceria com a GreenV para alugar um Wallbox de 7,4 kWh, disponível para compra por R$ 7.649 ou aluguel em 24x de R$ 599.

O ID.4, que está celebrando sua World Première digital, é o primeiro SUV totalmente elétrico da Volkswagen, que gera zero emissão e é produzido com um saldo neutro em carbono. Os SUVs possuem um número crescente de clientes e é o segmento de veículos mais procurado nos EUA e na China. Na Europa, na Alemanha e no Brasil, as participações de mercado também estão continuamente em alta.

O ID.4 é versátil e pode ser conduzido de maneira esportiva, mas ainda de modo fácil e confortável, fato que foi comprovado durante o teste de uma semana. A bateria armazena até 77 kWh de energia e permite alcances de até 520 km (WLTP), mas só se você se conter na hora de acelerar, fato que fica mais complicado, visto que a potência influencia você a querer acelerar cada vez mais.

A bateria é instalada embaixo do espaço destinado aos passageiros, o que garante um baixo centro de gravidade, ajudando bastante na estabilidade do modelo. O motor elétrico, posicionado no eixo traseiro, gera 150 kW (204 cv) – o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Graças à forte tração das rodas traseira e aos 21 centímetros de distância ao solo, o E-SUV também tem um bom desempenho em terrenos off-road suaves. Mas é no asfalto que o ID.4 mostra onde é seu lugar, revelando-se um verdadeiro “esportivo”, tanto nas acelerações, retomadas e ótima performance nas curvas.

Por fora o modelo tem proporções modernas uma aparência bem atual. Seu design fluido é inspirado na natureza e garante uma aerodinâmica muito boa com um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,28. Sua versão básica já possui faróis e lanternas que são totalmente equipados com LED. Como a versão topo de linha que foi avaliada, os faróis interativos de matriz LED IQ.Light são ainda mais progressivos: eles recebem os condutores com módulos de lentes giratórias e geram um farol principal controlado de forma inteligente. Esses faróis foram combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D. Sua luz traseira é particularmente homogênea e acende em um vermelho intenso. As grandes rodas polidas com fundo em “Black Piano”, com um diâmetro de até 21 polegadas, deixam o visual ainda mais imponente.

O ID.4 tem um comprimento de 4,58 metros, usa a arquitetura modular elétrica (MEB) da Volkswagen. Ele divide o espaço dos ocupantes e de tecnologia de uma forma completamente nova em benefício dos passageiros. O espaço disponível no interior do veículo está no nível dos SUVs convencionais da categoria superior. Cores e materiais são, ao mesmo tempo, contemporâneos e singelos. Dependendo da posição do encosto do banco traseiro, o bagageiro tem capacidade de 543 a 1.575 litros. A variedade de equipamentos do ID.4 inclui tampa do bagageiro com acionamento elétrico, rack de teto e um suporte para reboque.

O acabamento de alta qualidade destoa com os oferecidos no resto do portfólio da marca. Materiais que são muito bem escolhidos deixam o SUV ainda mais sofisticado, por onde você olha e toca tem qualidade. Desde o volante, passando pelos bancos, laterais das portas e tablier. Os bancos são aconchegantes e envolventes com ajustes elétricos, assim como o volante, o que facilita achar a posição de dirigir rapidamente.

O conceito de operação do E-SUV não depende de botões e interruptores físicos. Ele é baseado em duas telas – uma das quais mede até 12 polegadas em sua diagonal e apresenta funcionalidade touch – bem como o controle de voz natural “Hello ID”. O novo ID.Light – uma faixa estreita de luz sob o para-brisa – oferece suporte intuitivo aos motoristas. Um display de realidade aumentada Head-up está disponível como opcional para combinar uma série de telas com a realidade – por exemplo, setas de navegação informando aos motoristas sobre uma conversão são projetadas na superfície da estrada, exatamente na pista certa.

O sistema de navegação Discover Pro traz a bordo os serviços online do We Connect Start. Os sistemas de assistência IQ.Drive tornam a condução ainda mais relaxante, o que se aplica particularmente ao Travel Assist. O software e o hardware no ID.4 foram projetados como parte de uma arquitetura completamente nova, possibilitando que clientes baixem atualizações para o carro após a compra.

Junto aos modelos ID., a Volkswagen está lançando no mercado um pacote completo para carregamento conveniente, conectado e sustentável de carros elétricos com o nome We Charge. Isto oferece a solução ideal para qualquer situação – esteja você em casa, fora de casa ou em uma longa viagem. O ID.4 pode ser recarregado com corrente direta para cobrir os próximos 320 km (conforme WLTP, a 125 kW) em uma estação de carregamento rápido DC em cerca de 30 minutos.

Os clientes do ID.4 receberão um veículo que foi produzido com um saldo neutro em carbono. E se for carregado usando eletricidade produzida de forma sustentável – como o Volkswagen Naturstrom – ele permanecerá neutro em carbono na estrada também. Recentemente, a Volkswagen vem complementando o tradicional portfólio de produtos da marca com a família ID.: uma nova linha de produtos independente. Seguindo o compacto ID.3, o SUV ID.4 é o segundo modelo totalmente elétrico. E ai, depois de conhecer melhor o ID.4 você alugaria um?

*FICHA TÉCNICA:

Motor: traseiro, elétrico síncrono, ímã permanente

Combustível: a bateria

Potência: 204 cv

Torque: 31,6 kgfm

Câmbio: relação fixa

Direção: elétrica

Suspensões: McPherson (d) e multilink (t)

Freios: disco (d) e tambor (t)

Tração: traseira

Dimensões: 4,58 m (c), 1,85 m (l), 1,61 m (a)

Entre-eixos: 2,77 m

Pneus: 235/45 R21 (d) e 255/40 R21 (t)

Porta-malas: 450 litros

Bateria: íons de lítio, 82 kWh

Peso: 2.150 kg

0-100 km/h: 8s5

Velocidade máxima: 160 km/h (limitada)

Consumo médio: 5,6 km/kWh

Emissão de CO2 zero g/km

100% elétrico

Autonomia: 500 km

Nota do Inmetro: A

*Dados do fabricante

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!