Cursos e Concursos – 15/01

Inscrições para o PROUNI iniciam na terça

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana, as datas em que serão abertas as inscrições para interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou em contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O PROUNI inicia as inscrições na próxima terça-feira (19) e encerra na sexta (22), enquanto o FIES nos dias 26 a 29 de janeiro deste ano.

Entenda: Sisu x Prouni x Fies

As três siglas representam iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.

Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. Para se inscrever, no Fies é precisto ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Lei de Cotas

Na última segunda-feira (11), além de divulgar a data, o Ministério da Educação fez um balanço das ações do governo federal e apontou que metade das vagas em ensino superior bancadas pelo governo já atendem a lei de cotas.
A primeira edição em 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá pouco mais de 50% das vagas em universidades públicas reservadas seguindo critérios da Lei de Cotas (42,9% do total) e ações afirmativas próprias de cada universidade (7,4%).

 

Pré-vestibular gratuito para jovens e adultos

Começa na próxima segunda-feira (18), a inscrição do Pré-vestibular para Negros e Carentes – Pastoral da Juventude (PNVC PRÉ-PJ), em Duque de Caxias. O pré-vestibular social é destinado para jovens e adultos em situação de carência socioeconômica, tendo concluído ou cursando o último ano do ensino médio.
O PNVC PRÉ-PJ é um movimento social na forma de associação civil sem fins lucrativos que tem por objeto a inclusão social por meio da educação suplementar com conteúdos político-sociais. O objetivo é proporcionar aos alunos ferramentas competitivas para o ingresso nas universidades públicas e demais instituições de ensino superior, a fim de diminuir as desigualdades sociais dentro e fora das universidades.
Para se inscrever no curso, basta comparecer na sede do curso portando uma foto 3×4, identificação pessoal (identidade ou CNH) e situação escolar atual. As inscrições são gratuitas e após o início das aulas é cobrada uma taxa mensal para custeio de despesas mínimas do curso.
O PNVC PJ fica na Catedral Diocesana de Santo Antônio, Av. Presidente Kennedy, 1861 – Centro – Duque de Caxias, e funciona de segunda à sexta, 16h às 20h, ou sábado, de 09h às 13h.

error: Conteúdo protegido !!