Visão geral – 25/04/15

Bola Cheia

Aproveitando o feriado local para trabalhar, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão foi até Brasília tratar de vários assuntos de interesse do estado. Entre os encontros por lá, ele esteve com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante tratando das Olimpíadas de 2016. O prefeito do Rio, Eduardo Paes também participou desse papo com Mercadante.

Bola Murcha

Cena quase comum nas comunidades: um cidadão sai de seu quintal carregando galhos de árvores e despeja-os no Rio Botas, em Comendador Soares. Dois de seus vizinhos reagem e obrigam o irresponsável a recolher os entulhos. Sem saída o camarada contrata um carroceiro e os galhos são levados. Se reações como essa acontecerem no dia a dia, menos enchentes prejudicarão a população.
Ministro do STF espera
reforma política

150424 H41O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes declarou ontem que aguarda uma definição do Congresso sobre a reforma política para votar a Ação Direta de inconstitucionalidade (Adin) sobre o financiamento privado de campanhas eleitorais. O ministro fez uma palestra sobre justiça criminal, na manhã de ontem, na capital paulista. “A ação voltará ao plenário, estamos examinando todos os aspectos. É uma matéria bastante complexa, talvez estejamos dando uma resposta muito simples. Nós temos que saber antes o que o Congresso está discutindo, qual é o modelo eleitoral, para saber qual é o modelo de financiamento adequado”, disse o ministro. O fim do financiamento de campanhas políticas por pessoas jurídicas voltou a ser debatido depois das denúncias de corrupção na Petrobras, com o pagamento de propinas por empresas que estão sendo investigadas na Operação Lava Jato. Gilmar Mendes pediu vista no julgamento do financiamento privado de campanhas eleitorais há mais de um ano.
Taekowondo é a boa

Antes do primeiro jogo da final do Campeonato Carioca entre Botafogo e Vasco, a emoção fica por conta do Taekowondo. Pelo menos em Queimados, na Baixada. Fazendo parte da programação esportiva de 2015, o município vai receber a segunda etapa do Campeonato Estadual da modalidade, neste domingo (26) a partir das 9h. Os confrontos serão no Ginásio Poliesportivo Municipal Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira s/nº – Vila Pacaembu), que deve receber mais de mil pessoas para acompanhar as lutas.
Taekowondo é a boa (2)

Gilson Baracho, presidente da Federação Fluminense de Taekwondo, vê a cidade de Queimados, uma grande aliada do esporte: “Sempre fomos bem recebidos no município. A estrutura e o apoio oferecidos são bons. Queimados é parceiro do esporte olímpico”, disse. O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, vibrou com a oportunidade de Queimados sediar mais uma vez um evento tão importante de uma modalidade olímpica: “Estamos muito próximos das Olimpíadas, onde o Rio será o anfitrião”, observou.
Taekowondo é a boa (3)

“Motivar os atletas e ajudar na divulgação do esporte é muito especial para nós”, acrescentou Monteiro. Para quem não é muito familiarizado com o esporte, ouvir expressões como “ap tchaoligui”, “dolio tchagui”, “tigô tchagui”, “mondolio rurio tchagui” e até mesmo o “sambal tchagui” soam diferente, mas emoção e disposição não faltam no tatame. A competição terá quatro categorias ranqueadas (Infantil, Juvenil, Cadete e Master), além da Mirim, que serve para estimular as crianças na prática do esporte.
Professores temporários

O Governo do Estado vai contratar temporariamente professores este ano. A Secretaria de Educação divulgará, até o dia 4 de maio, as normas complementares, através de uma resolução que definirá os critérios de recrutamento dos novos contratados. As inscrições permanecerão abertas até o fim deste ano letivo, já que as vagas são decorrentes de afastamento temporário de professor efetivo em razão de licenciamentos diversos. Também serão realizadas contratações em caso de disciplinas e municípios em que não haja candidatos remanescentes dos concursos vigentes; ou quando o concursado (já convocado) estiver em processo admissional.
Deu no O Globo on line

Após identificar que a TIM tem ofertado em sua publicidade o serviço de WhatsApp Ilimitado para o Plano Controle, sem informar que trata-se de promoção válida apenas até o próximo dia 20 de junho, o Ministério da Justiça notificou a operadora por propaganda enganosa, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A empresa terá dez dias, a partir do recebimento da notificação, para prestar esclarecimentos sobre a publicidade do serviço, e pode ser multada em valores que chegam a R$ 7 milhões, conforme prevê o CDC.
Foram solicitadas informações sobre divergências quanto à oferta e publicidade e as condições e limitações contratuais.
Pezão em Brasília

O governador Luiz Fernando Pezão afirmou, na quinta-feira (23), em Brasília, que, com a divulgação do balanço da Petrobras, a expectativa é de que sejam retomadas as atividades e obras como a do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. “Paralisar a Petrobras é paralisar o Brasil e, especialmente, o Rio de Janeiro. É essencial para o nosso estado que as obras do Comperj, que estão com quase 90% concluídos, sejam retomadas. O estado passa por um momento muito difícil e está sofrendo muito com a paralisação”.
Pezão em Brasília (2)

Pezão acredita na promessa do novo presidente da estatal: “Espero que sejam logo retomadas as atividades. O doutor Bendine disse que as obras serão concluídas. Não tenho dúvidas de que a empresa começará uma nova fase”. Ainda na capital federal, o governador do Rio reuniu-se, com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para tratar de assuntos importantes para o Estado do Rio, como as parceiras público-privadas a serem implantadas, principalmente a do saneamento da Região Metropolitana e a que vai levar banda larga para os 92 municípios fluminenses.
Pezão em Brasília (3)

“Vim discutir com o ministro Levy a possibilidade de a gente ter fundo garantidor para as PPPs. Para o da banda larga, minha reivindicação é utilizar recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) como fundo garantidor. Na área de saneamento, também tem uma série de discussões”, destacou Pezão, direto da capital do País. Ainda de acordo com o governador, a instalação de uma fábrica de carros elétricos pela montadora Nissan no Sul fluminense foi outro tema da reunião com o ministro da Fazenda.

error: Conteúdo protegido !!