
Foto: Luiz Alberto/Assimp Meriti
O verão 2016 está sendo apontado como um dos mais quentes dos últimos anos. Os profissionais que trabalham nas ruas sofrem com a forte onda de calor. Pensando nisso, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, concedeu aos taxistas a permissão para utilizarem um uniforme alternativo no trabalho durante a estação mais quente do ano.
Até o dia 31 de março, o taxista está autorizado a trabalhar de bermuda, camisa e tênis, desde que siga as regras definidas pela Resolução nº 002/2016, que permite o novo uniforme. As bermudas deverão ser obrigatoriamente jeans, com o seu comprimento até a altura dos joelhos. Os motoristas também devem usar camisas estilo gola polo, na cor branca e tênis nas cores branca ou preta.
As cooperativas que possuem uniformes de cores diferentes das exigidas poderão mantê-las, porém, devem adaptá-las ao padrão do período: camisa polo, bermuda jeans e tênis.
Taxista na cidade há 11 anos, Douglas Paiva comemorou a liberação do uniforme alternativo. “Achei excelente essa iniciativa de nos permitir trabalhar mais à vontade durante o verão, têm dias que a temperatura ultrapassa os 40 graus. Como estamos constantemente carregando malas e sacolas de compras, acabamos ficando bastante suados, o que não é bom para o nosso trabalho e acaba nos prejudicando. Gostei bastante dessa permissão e vou aproveitá-la”, afirmou o taxista, que foi trabalhar com o novo uniforme já no primeiro dia de liberação.
O secretário municipal de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, Romão Vilaça, falou sobre a permissão do novo uniforme. “Como de costume, durante o verão fazemos uma adaptação no uniforme do taxista, pois temos consciência de que nesta época a temperatura sobe bastante e o calor é muito forte em nossa cidade. Baixamos essa resolução para que se padronize um uniforme mais confortável ao taxista, mas que ao mesmo tempo não seja agressivo ao usuário, como camisas sem mangas ou shorts, por isso colocamos as regras e vamos continuar fiscalizando o uso do uniforme correto”.