Chuva deixa a Baixada debaixo d’água

Em Nova Iguaçu, moradores amanheceram retirando barro da porta de suas residências Fotos: Ivan Teixeira

Em Nova Iguaçu, moradores amanheceram retirando barro da porta de suas residências
Fotos: Ivan Teixeira

Municípios da Baixada Fluminense registraram pontos de alagamento nos últimos dois dias, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região. De acordo com as prefeituras, deslizamentos e resgates foram algumas das ocorrências registradas pelas Defesas Civis municipais. A previsão do tempo para os próximos dias é de mais chuva e os municípios de São João de Meriti e Itaguaí estão em estado de alerta.
Segundo o secretário de Defesa Civil e Ordem Pública de Nova Iguaçu, Luiz Antunes, Nova Iguaçu registrou dois desabamentos sem vítimas. Um em Caioaba e outro na Chacrinha, em Santa Eugênia. “Em Caioaba um muro caiu em um deslizamento de terra. E na Chacrinha, parte de uma casa desabou”, disse o secretário. Ainda segundo Antunes, uma equipe da Defesa Civil voltou a Chacrinha para fazer uma avaliação, onde foi decidido pela demolição do que sobrou do imóvel.
Na Vila São Jorge, a Rua Valcir Almeida ficou alagada e na manhã de ontem os moradores retiravam a lama de suas portas. No entanto, uma nova tempestade voltou a encher a rua de lama que desceu da Serra de Madureira. Já no Bairro da Luz, a Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira) ficou alagada no trecho que passa pelo novo shopping que está sendo construído na cidade. Os operários da obra retiraram o barro que desce das ruas paralelas.

Em São João de Meriti, a Defesa Civil decretou estado de alerta

Em São João de Meriti, a Defesa Civil decretou estado de alerta

Em Japeri, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do município registrou uma ocorrência. “Houve um pequeno deslizamento na Rua Leni Ferreira, próximo ao número 621, no Centro de Japeri. Na manhã desta quinta-feira (ontem, 14), uma equipe da Defesa Civil esteve no local para avaliar os danos”, informou em nota. De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos retirou o barro do local e constatou que não houve vítimas.
Já no município de Mesquita, moradores tiveram suas casas invadidas pela chuva. “Agentes municipais resgataram uma família em uma residência que ficou alagada no Beco dos Unidos, na Chatuba. Quando a água escoou, os moradores retornaram para casa”, disse em nota a prefeitura de Mesquita.
160114 H31CSão João de Meriti registrou diversos pontos de alagamento. No bairro Venda Velha, a água chegou a cerca de 30 centímetros de altura na Avenida Marechal Floriano Peixoto, em frente ao depósito de um supermercado. “Se a população cooperasse, não jogando lixo pela cidade, seria melhor. Colocar a culpa somente no prefeito é mole, quero ver cada um fazer a sua parte”, disse um morador, através das redes sociais.
A previsão é de chuva para o final de semana, e por conta disso, a Defesa Civil de Meriti decretou estado de alerta para o município, principalmente nos bairros nos bairros de Éden, Coelho da Rocha e Vila Tiradentes.
Na cidade de Itaguaí, a prefeitura informou que não houve necessidade de atendimentos no município por conta das fortes chuvas. De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil vistoriou os pontos mais críticos da cidade, como Itimirim, Ilha da Madeira e Santana, locais que possuem muitas encostas e que poderiam ter risco de desabamentos. Apesar disso, não houve nenhum incidente nas localidades e por conta da previsão de chuva, a cidade permanece em alerta.
Por: Gabriele Souza – (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!