COLUNA MARCUS LAURIA – 16/01

Jeep Renegade bate recorde mensal de vendas

Com as vendas em alta dos SUV compactos no Brasil, a disputa por uma boa colocação no ranking nacional está a todo vapor. Para isso, não faltaram esforços das montadoras que brigam nesse segmento. Pior para a Ford, que foi a precursora dos SUV aqui no Brasil, e acabou ficando na lanterna.
Os destaques de 2015 foram o Honda HR-V e o Jeep Renegade, esse último levou a melhor. O Jeep Renegade fechou o ano, batendo um recorde histórico: o de venda mensal de SUVs no Brasil. O modelo teve 6.976 unidades emplacadas em dezembro, superando com folga as 6.676 registradas pelo Ford EcoSport no último mês de 2012. Levando em conta que o mercado brasileiro era 56% maior há três anos e havia pouca concorrência no segmento.
Esse volume histórico garantiu ao Renegade uma fatia de 3,21% do total de veículos leves vendidos no país em dezembro, ante 1,9% do antigo recordista. Em dezembro, o Jeep Renegade foi o sexto automóvel mais vendido do país, e liderou o segmento de utilitários-esportivos pelo terceiro mês consecutivo. No acumulado do ano, foram emplacados 39.190 Renegades, o que colocou o SUV compacto da Jeep na 18ª posição no ranking geral de automóveis e na segunda colocação entre os SUVs. A marca Jeep registrou vendas de mais de 1,2 milhão de unidades em todo o mundo em 2015.

 

Posto de recarga para veículos elétricos da BMW

Em parceria com o Pão de Açúcar, o BMW Group Brasil vai oferecer pontos de recarga pública de automóveis elétricos e híbridos da marca BMW i em estacionamentos de dez lojas da rede.
Entre as quatro primeiras lojas escolhidas a contar com o BMW i Wallbox, estão: Jardim Paulista, Ibirapuera e Real Parque, situadas na capital paulista, e Alphaville, na região metropolitana de São Paulo em janeiro. Nos próximos meses, outros seis pontos estratégicos no Brasil receberão o dispositivo.
Com a parceria, proprietários dos modelos BMW i3 e BMW i8 poderão ir até os locais contemplados e utilizar o BMW i Wallbox gratuitamente. Como exemplo, são necessárias apenas três horas para uma carga completa do BMW i3, o que permite uma autonomia de 160 quilômetros ou de até 300 quilômetros, quando o tanque de 9 litros de gasolina que abastece seu motor auxiliar a combustão estiver completo.
Detroit: Volvo revela o novo S90

A Volvo revelou no Salão Internacional de Detroit, nos Estados Unidos, o novo sedã de luxo S90, que será o primeiro veículo no mercado norte-americano a oferecer sistema de condução semiautônoma de série para utilização em estradas.
De acordo com a marca sueca, a tecnologia, lançada no ano passado no Volvo XC90, evoluiu no S90 que agora é capaz de atingir a velocidade de 130 km/h, eliminando ainda a necessidade de um veículo à frente para a condução semiautônoma entrar em ação.
O sedã de luxo, utilizou a nova plataforma SPA (Scalable Product Architecture), para se destacar ainda mais entre os concorrentes. Além de oferecer um generoso espaço interno. Os faróis “Martelo de Thor” tornam o S90 inconfundível na estrada.
Por dentro, o modelo abusa do uso de metal, madeira e couro nos acabamentos. Como por exemplo o painel com as saídas de ar verticais que contornam a moderna interface Sensus sensível ao toque.

 

Audi mostra nova A4 Allroad
160115 V33

A Audi revelou em Detroit, a nova A4 Allroad, a versão com aptidões fora de estrada da A4 Avant. Em relação ao modelo de origem, a A4 Allroad caracteriza-se por ter uma suspensão 34 mm mais alta, proteções da carroceria e o sistema de tração integral quattro de série.
Esteticamente, distaca-se pelas rodas com desenho exclusivo de 17 polegadas (de 19 polegadas como opcional), detalhes em plástico preto nos para-choques e para-lamas. O modelo exibe ainda barras no teto na cor prata, difusor dianteiro adicional e para-choques redesenhados.
A gama disponível na Europa inclui o motor 2.0 TFSI a gasolina com 252 cv, além de cinco opções Diesel: 2.0 TDI com 150, 163 e 190 cv, 3.0 TDI com 218 e 272 cv. Os motores podem ser acoplados a uma caixa manual de seis velocidades, à nova caixa de dupla embreagem S tronic de sete velocidades ou à reconfigurada automática tiptronic de oito marchas.
Possui ainda uma nova versão do Audi Drive Select, que acrescenta aos modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual, um modo fora de estrada destinado a estradas não asfaltadas.

 

Hyundai Ioniq disponível para encomendas
160115 V34

De acordo com a Hyundai, o seu novo modelo IONIQ, veículo movido a energias alternativas, já está disponível para encomenda na Coreia. O modelo é o primeiro carro na história a oferecer três opções de eficientes trens de força com emissões ultrabaixas.
De acordo com a imagem divulgada, o IONIQ revela linhas atuais e com design moderno. Contornos simples, porém cuidadosamente desenvolvidos, enfatizam a silhueta em forma de cupê. Na frente do carro ficam evidentes os temas de design familiares da Hyundai, em especial a assinatura da grade hexagonal. A plataforma totalmente nova será disponibilizada com as seguintes opções de trens de força: totalmente elétrico, híbrido plug-in gasolina/elétrico ou híbrido gasolina/elétrico.

Após seu lançamento mundial na Coreia, no final deste mês, o IONIQ deverá ser apresentado no Salão Internacional de Genebra, na Suíça, e no New York Auto Show, em março deste ano.

 

Volkswagen revela Tiguan GTE Active Concept
160115 V35

A Volkswagen revelou durante o Salão Internacional de Detroit, nos Estados Unidos, o conceito Tiguan GTE Active Concept. O modelo usa como base o novo Tiguan e demonstra a capacidade técnica da Matriz Modular Transversal (MQB) utilizada em sua construção.
De acordo com a marca, o objetivo inicial do projeto foi criar uma síntese da tecnologia híbrida plug-in com o máximo de desempenho fora de estrada. Ele possui um motor a gasolina turboalimentado (150 cv / 110 kW), um motor elétrico no eixo dianteiro (54 cv / 40 kW) e outro no eixo traseiro (115 cv / 85 kW). Trata-se de um sistema híbrido plug-in com tração integral. O sistema de infotainment apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) de 9,2 polegadas com superfície de vidro de alta qualidade e controle por gestos.
O visual agressivo e robusto é ornamentado por uma proteção inferior em alumínio sólido e distância livre do solo aumentada. Na estrada, o carro-conceito funciona essencialmente como um veículo de emissão zero, operando 100% em modo elétrico. Em situações de uso normal, a propulsão é feita pelo motor elétrico do eixo traseiro. Assim que é detectada alguma perda de tração, porém, o eixo dianteiro é acionado em frações de segundo. Isto também acontece sempre que o motorista ativar um dos programas de tração integral ou condução off-road através do novo sistema 4MOTION Active Control.
O modelo da Volkswagen pode percorrer até 32 quilômetros em modo totalmente elétrico. A autonomia total do veículo é de até 933 quilômetros, com 12,4 kWh de carga na bateria e 64 litros de combustível no tanque.

 

Jaguar F-Type ganha série limitada
160115 V36

A Jaguar revelou, a edição limitada British Design do F-Type. O esportivo chega equipado com um motor 3.0 V6 Supercharged com 380 cv de potência e 460 Nm de torque. Com esse propulsor, ele consegue sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,8 e 4,9 segundos — nas versões cupê e conversível, respectivamente — e atingir os 275 km/h de velocidade máxima, eletronicamente limitada.
O F-Type British Design Edition se destaca pelo visual exclusivo inspirado nas cores da bandeira do Reino Unido. Sendo oferecido em quatro cores de carroceria: Caldera Red, Glacier White, Ultra Blue. Os clientes também podem optar pelo Ultimate Black, cor inédita para o modelo.
O visual externo é reforçado pelo Sport Design Pack, pacote opcional na versão V6 S. O pacote traz saia dianteira com acabamento em preto, saias laterais na cor da carroceria, assim como os dutos de ar traseiros. Um aerofólio traseiro fixo também está disponível na versão cupê.
As rodas de 20 polegadas com acabamento na cor cinza Satin Dark Grey são exclusivas para a série British Design Edition e trazem pneus mais largos em relação à versão V6 S padrão, com especificações 255/35/R20 e 295/30/R20, respectivamente para a dianteira e traseira. O modelo é equipado com sistema de freios de alta performance, com pinças na cor vermelha, que proporcionam um contraste com o acabamento cinza das rodas. O emblema “British Design Edition” foi colocado na grade dianteira e na parte traseira do modelo. A especificação “S” do modelo ganhou uma pintura especial nas cores da bandeira do Reino Unido.
A série especial British Design Edition traz ainda mais exclusividade a esse conceito, ao oferecer revestimento em couro na cor preta nos bancos, portas e painel, com costura contrastante três diferentes cores: vermelho, branco ou azul – as cores da bandeira do Reino Unido. Os bancos com 14 diferentes opções de ajustes trazem em seus encostos de cabeça o emblema British Design Edition costurado.
A fibra de carbono foi o material para ser amplamente utilizado no acabamento interno do console central do modelo, de forma a combinar perfeitamente com o apelo esportivo do modelo. O material substituiu o alumínio que equipa a versão V6 S padrão. A série F-Type British Design Edition irá desembarcar no mercado brasileiro em meados deste ano, mas sem data definida. Serão apenas quatro unidades disponíveis para venda. Os valores de venda da série no Brasil, bem como os modelos e especificações técnicas, ainda não estão definidos.

error: Conteúdo protegido !!