Chuvas deixam cidades do Brasil e da Baixada em estágio de alerta

A chuva deixou ruas de Nova Iguaçu com poças d’água e muita lama

A chuva deixou ruas de Nova Iguaçu com poças d’água e muita lama

As fortes chuvas que caíram esta semana, e devem permanecer até a próxima, em diversas regiões do Brasil e no Rio de Janeiro, principalmente na Baixada Fluminense,deixou vários municípios em estágio de alerta e vigilância. De acordo com as prefeituras da Baixada, não houve registros de situações graves como deslizamentos e resgates, mas em diversos partes dos municípios foram registrados alagamentos, deixando ruas repletas de lama impedindo a passagem de pedestres e motoristas. As cidades de São João de Meriti, Duque de Caxias e Itaguaí seguem em estado de alerta em máximo. Bairros do Rio de Janeiro estão em estágio de atenção, devido à ocorrência de chuva forte nos limites da Zona Norte e o Centro da cidade. Em Madureira, na Zona Norte do Rio, devido às fortes chuvas que caíram na cidade, duas casas desabaram na manhã de ontem. O corpo de bombeiros esteve no local e não há informação de feridos.

Em Petrópolis, na Região Serrana, ocorreram dois deslizamentos na manhã da sexta-feira (15). Na Avenida Noêmia Alves Rattes, no bairro Posse, e na Estrada União Indústria, próximo ao bairro Areal, houve deslizamentos atingindo as vias, que ficaram parcialmente interditadas. Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, as chuvas moderadas a fortes da respectiva madrugada não geraram ocorrências graves.
Temporal nos estados

Em São Paulo, prefeituras avaliam o prejuízo nas cidades em até 150 milhões

Em São Paulo, prefeituras avaliam o prejuízo nas cidades em até 150 milhões

Outros estados do Brasil estão em estágio de emergência. São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul foram os mais prejudicados. Boa parte do interior de São Paulo e do Paraná está sofrendo com as chuvas incessantes que caem sobre as cidades desde a última segunda-feira (11). A tempestade deixou diversas pessoas desabrigadas, estradas foram interditadas, pontos turísticos alagados e postos de saúde sem atendimentos, além de outros danos materiais. Até o Estádio do Morumbi chegou a ficar com água até os travessões.
Em São Paulo, a Defesa Civil declarou estado de emergência desde a noite de segunda-feira (11), quando o alto volume de chuvas que atingiram a cidade desde o fim da última semana provocou o transbordamento de diversos rios, como o de Piracicaba. Na Rua do Porto, região central do município, um dos principais pontos turísticos da cidade, famílias tiveram que ser removidas de suas casas e proprietários de restaurantes instalados às margens do manancial começaram a recolher móveis e equipamentos na manhã de ontem, temendo novas cheias, que atingiram também o parque da Rua do Porto, em Piracicaba.

 

Muro de uma casa, no município de Rolândia, no Paraná, desabou após chuvas constantes

Muro de uma casa, no município de Rolândia, no Paraná, desabou após chuvas constantes

Os municípios de Guapiara, Sumaré, Águas da Prata, Pompéia e Itapecerica da Serra, também estão em estágio de emergência. Em Águas da Prata, os cinco rios que atravessam a cidade transbordaram: Ribeirão do Quartel, Fartura, da Prata, Ribeirão da Prata e Córrego da Platina. Nos três primeiros, oito pontes sofreram danos, assim como a proteção do leito dos rios. Cinquenta famílias foram atingidas pela enchente, mas todas já voltaram para casa.

Outro município que enfrenta problemas com as chuvas é Juquitiba, no interior de São paulo. A cidade também decretou estado de emergência, onde há bairros afetados no Distrito dos Barnabés (no início da Serra do Cafezal) e ocorreram 15 desmoronamentos que afetou 15 famílias. Na área existem cerca de 100 pontos de escorregamento que interditaram 20 estradas e acessos aos bairros mais distantes, além de mais de 30 pontos de alagamento, alguns intransitáveis. Ainda foram rompidas pelo menos três represas nos bairros Barnabés, Juquiázinho e Senhorinhas, onde duas pessoas estão desaparecidas.

O rio Aquidauana estava em 9,29 metros assustando os moradores mato-grossenses

O rio Aquidauana estava em 9,29 metros assustando os moradores mato-grossenses

Na região Centro-Oeste do país, o estado de Mato Grosso do Sul está em estado de calamidade. A região tem um terço dos municípios em situação de emergência. Das 79 cidades, 28 alegam situação grave. De acordo com último balanço da Defesa Civil estadual no final da sexta-feira (15), cerca de 70 mil pessoas foram atingidas pela chuva. Em Taquarussu, a Defesa Civil estadual e a prefeitura começaram a entregar kits de emergência, com cesta básica de alimentos, água e produtos de limpeza, para as famílias que estão isoladas na zona rural do município.

No Paraná, mais de 150 mil pessoas foram prejudicadas pelas chuvas dos últimos dias, segundo a Defesa Civil. O município com o maior número de pessoas atingidas é Arapongas, com cerca de 90 mil, segundo a Defesa Civil. Em seguida, está Rolândia, com 36 mil prejudicados. Ambos estão na região norte do estado, próximos a Londrina. As cidades de Sabáudia, Mandaguaçu, Rio Bom, Londrina e Apucarana decretaram situação de emergência. Em Apucarana, a prefeitura estima um prejuízo de R$ 10 milhões.

error: Conteúdo protegido !!