Lapalê e show de chorinho no Centro do Rio

A feira LapaLê acontece hoje e amanhã sob os Arcos e adlacências

A feira LapaLê acontece hoje e amanhã sob os Arcos e adlacências

Nesse final de semana o Centro do Rio será palco da cultura e os cenários ficam por conta dos Arcos da Lapa e da Praça Tiradentes. Uma feira literária e um festival de choro reúnem artes para vários gostos.
Hoje e amanhã a Praça dos Arcos será invadida pela Feira Lapalê. Promovida pelo empreendedor cultural Léo Feijó, a iniciativa reúne leituras de artes em geral.
A Lapalê promete ser anual, englobando feira de livros, shows, filmes e debates. “A feira, que ainda vai ter festa, bloco de Carnaval e mostra de cinema, foi criada também para discutir o potencial da economia criativa da Lapa. Essa área central da cidade tem que entrar no processo de revitalização da Zona Portuária, que recebe milhões de reais. Aqui, temos que passar o chapéu”, reivindica o empreendedor cultural.
Já a cavaquinista Luciana Rabelo reinaugura hoje a Casa do Choro,na Rua da Carioca – 38. E quem gosta do estilo musical pode apreciar o festival de choro gratuito, na Praça Tiradentes. O festival traz shows de Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Época de Ouro, Trio Madeira Brasil e Cristóvão Bastos.

Casa do choro

A Praça Tiradentes é o palco para o Festival de Choro

A Praça Tiradentes é o palco para o Festival de Choro

Hoje (25) é dia de inauguração da Casa do Choro,às 11h , na Rua da Carioca, no Centro do Rio. Por conta do apoio de R$3 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, foi possível viabilizar o restauração e a readequação do imóvel que abrigará o novo espaço cultural, um sobrado tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).
No prédio funcionará a sede administrativa do Instituto Casa do Choro (ICC), além de nove salas de aula, auditório, sala de pesquisa e estúdio de gravação. Por conta do apoio do BNDES foi possível também a aquisição de móveis, instalações e equipamentos.
A Casa do Choro permitirá a ampliação das atividades da Escola Portátil de Música, projeto do ICC que oferece formação musical (teórica e prática) por meio da linguagem do gênero musical. No espaço serão lecionados novos cursos profissionalizantes de produção de espetáculos, assistência de sonorização, luteria e editoração e digitalização de partituras. A Escola Portátil de Música conta com os principais mestres de choro entre os seus professores e já atendeu cerca de oito mil alunos ao longo de 13 anos de existência.
Além das aulas, a Casa do Choro também irá reunir o amplo acervo do gênero, que será catalogado e digitalizado para facilitar a consulta pública. São cerca de nove mil partituras de compositores do século XIX, como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, seis mil obras do século XX, o que inclui composições e arranjos de Maurício Carrilho, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim e Pixinguinha. Além de mais de dois mil discos de 78 rotações por minuto e LPs, além de vasto material bibliográfico e iconográfico.

Choro Beatle

Um dos chorões mais esperados no Festival do Choro é Izaías Bueno de Almeida, de São Paulo. Aos 77 anos, ele é super-respeitado e lançou um disco de Beatles em choro há décadas, muito antes de Henrique Cazes.
Destaque das programações

FESTIVAL NACIONAL DO CHORO. Praça Tiradentes Amanhã e dom, das 14h às 22h. Grátis. Programação completa: ww.casadochoro.com.br.
SÁBADO — 14h: Choro na Feira / 16h: Galo Preto / 17h: Água de Moringa / 20h: Izaías Bueno
DOMINGO — 11h: Época de Ouro / 12h: Nó em Pingo D’água / 13h: Trio Madeira Brasil e Henrique Cazes / 14h: Mauricio Carrilho / 16h: Luciana Rabello, Cristóvão Bastos e Pedro Amorim / 19h: Zé da Velha e Silvério Pontes / 20h: Hamilton de Holanda / 20h30: Yamandu Costa

LAPALÊ. Praça dos Arcos. Amanhã e dom, das 10h às 19h. Grátis. Programação completa em www.lapalefestival.com.br.
SÁBADO — 10h: Tour literário / 13h: Lançamento do livro ‘Dez, Nota Dez! Eu Sou Carlos Imperial’, de Denilson Monteiro / 14h30: Falapa (Fórum de Debate), na Fundição Progresso / 14h30: Lançamento ‘Monobloco: Uma Biografia’, de Leo Morel / 15h: Lançamento ‘Heróis da Guitarra Brasileira”, de Leandro Souto Maior e Ricardo Schott / 16h: cortejo do bloco Rio Maracatu.
DOMINGO — 14h: Passeio ciclístico à moda antiga / 14h30: Falapa (Fórum de Debate), na Fundição Progresso / 16h: Show Monte Alegre Hot Jazz Band / 17h: Show Marcos Sacramento, em frente ao painel de grafite da Lapa.

error: Conteúdo protegido !!