Baixada ainda é castigada pela chuva

Em Nova Iguaçu, as águas do Rio Botas invadiram casas e causaram desabamentos Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Em Nova Iguaçu, as águas do Rio Botas invadiram casas e causaram desabamentos
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Em todo o estado a previsão do tempo é instável, mas as fortes chuvas continuam atingindo o Rio de Janeiro. Na Baixada Fluminense, o município mais afetado pelo temporal que atinge a região há quase uma semana foi Duque de Caxias, onde o rio Capivari transbordou e fez uma vítima fatal. Para hoje, a previsão, segundo o Sistema Alerta Rio, é de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde e temperatura variando entre 19 e 30 graus.
Segundo a Prefeitura de Duque de Caxias, desde o início de sexta-feira (15) equipes das secretarias municipais de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Assistência Social e Direitos Humanos, secretaria de Obras, e de Serviços Públicos estão mobilizadas para atender as ocorrências. Segundo a Defesa Civil do município, em dois dias choveu 211 mm, o esperado para o mês inteiro de janeiro. Ainda segundo o órgão, os locais mais atingidos foram principalmente bairros dos segundo e terceiro distritos.
Casas foram invadidas pela água em Pilar e Figueira. Em um balanço mais recente divulgado pela prefeitura, foram registradas 44 ocorrências até a manhã de ontem. “Nesse período (de sexta-feira a segunda-feira), foram registradas 44 ocorrências, cinco pessoas ficaram desalojadas, sendo assistidas pela Prefeitura. Não houveram pessoas desabrigadas, feridas ou desaparecidas”, informou a Prefeitura de Duque de Caxias. Ainda segundo a nota emitida, também foram abertos quatro pontos de apoio nos bairros do Pilar, Vila Urussai, Figueira e Campos Elíseos, que foram desmobilizados.

Na casa de Maria das Neves, em Santa Eugênia, parte do chão cedeu e o telhado caiu Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Na casa de Maria das Neves, em Santa Eugênia, parte do chão cedeu e o telhado caiu
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Em casos de emergência à população deve procurar a sede na Secretaria de Defesa Civil e Políticas de Segurança (Rua Silva Fernandes, 170- Parque Duque), ou através do telefone: 08000230199.
A Defesa Civil de Itaguaí informou no final da tarde de ontem que a cidade está em estágio de atenção por conta da previsão de chuvas. “Não há riscos para os pontos que merecem mais atenção em Itaguaí, como os bairros de Itimirim e Ilha da Madeira. Por conta disso, não há ocorrências de atendimentos recentes. Caso haja necessidade, o telefone da Defesa Civil é 199”, informou em nota a prefeitura.

Morte e medo em Nova Iguaçu

O secretário de Defesa Civil e Ordem Pública de Nova Iguaçu, Luiz Antunes, garantiu não haver qualquer registro de ocorrências em decorrência das chuvas durante o fim de semana. No entanto, no sábado o corpo do jovem Manoel Felipe Ribeiro de Souza, de 18 anos, foi encontrado no bairro Vila Operária, em Nova Iguaçu, a cerca de 10 quilômetros de onde o jovem havia desaparecido, em Comendador Soares, quando ele caiu no Rio Botas.
Moradora do bairro Santa Eugênia, Maria das Neves de 59 anos, teve a casa invadida pelas águas do Rio Botas na última quinta-feira (14). “Meu medo é que volte a chover forte e a água volte a subir, pois com esse entulho dentro do rio não há como a água escoar”, disse a moradora.

 

Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!