Falta de repasse na saúde suspende atendimentos em Belford Roxo

Os pacientes realizaram um protesto na porta da Secretaria de Saúde de Belford Roxo Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Os pacientes realizaram um protesto na porta da Secretaria de Saúde de Belford Roxo
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Pacientes do Instituto Nefrológico de Belford Roxo (Inbel) ficaram sem atendimento e protestaram na porta da Secretaria Municipal de Saúde na manhã de ontem. Segundo o grupo, o serviço foi suspenso por conta da falta de repasses da prefeitura. Eles recebiam tratamento de hemodiálise três vezes na semana e temem possíveis prejuízos causados pela interrupção.
A hemodiálise surge como uma opção de tratamento que permite remover as toxinas e o excesso de água do organismo quando os rins deixam de funcionar. Nessa técnica, uma membrana artificial é o elemento principal de um dispositivo chamado de dialisador, também conhecido por “rim artificial”. O Instituto Nefrológico oferece esse tratamento de forma gratuita, e por uma falta de repasse fechou as portas ontem.
Realizando o tratamento há mais de sete anos, Nelson Trota, de 66 anos, está indignando. “A prefeitura já recebeu o dinheiro e não está fazendo o repasse. Os estoques de remédios da clínica são só dão até sábado”, relatou o paciente. Já Anísio José de Melo, de 70 anos, tentou, sem sucesso, atendimento em outras unidades. “Já fui à secretária diversas vezes para tentar marcar médico, mas não tem disponível”, contou o aposentado.

Há sete anos em tratamento, Nelson teme pela saúde por conta da interrupção da hemodiálise Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Há sete anos em tratamento, Nelson teme pela saúde por conta da interrupção da hemodiálise
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

A secretaria de Saúde responsabilizou o Governo Federal pelo problema. “Houve atraso no envio dos repasses por parte do Governo Federal. O município só recebeu a verba do SUS noite da última sexta-feira (15). Com isso, foi acordado que o pagamento dos conveniados começaria a ser efetuado a partir desta segunda-feira (ontem), visando a regularização dos serviços prestados por estas clínicas o mais breve possível”, diz a nota.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Belford Roxo, os pacientes estavam cientes desse atraso. “Cabe lembrar, que na tarde da última sexta-feira (15), o secretário interino de Saúde da cidade, Márcio Valério, recebeu uma comissão de pacientes atendidos pela Inbel para explicar todo o processo de pagamento e repasse de verbas, reafirmando o compromisso da prefeitura em garantir o restabelecimento e normalização dos atendimentos prestados pelas clínicas conveniadas aos pacientes renais”, declarou em nota a prefeitura de Belford Roxo.

 

 

 

 

 

Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!