
Foto: Alziro Xavier/PCNI
Cerca de duas mil pessoas participaram no último domingo (17) da tradicional Corrida e Caminhada de Nova Iguaçu realizada pela Prefeitura através da Secretaria de Esporte e Lazer, na Via Light. A 9º edição homenageou o professor de educação física e treinador de triathlon Júlio Pacheco, que sofreu queimaduras por todo o corpo durante um acidente doméstico no final do ano passado. “O Júlio vive pela profissão, tudo o que ele faz é por amor, com propriedade e conhecimento. O que ele não sabe pesquisa, estuda e desenvolve de uma forma brilhante. Estou muito feliz por ele. Essa homenagem coroa um trabalho brilhante que o Júlio faz. Vou levar esse troféu para o hospital, e no ano que vem, ele estará aqui”, disse emocionada a esposa, Jane Souza.
Todos os atletas que concluíram o percurso de 5 km ganharam medalha. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Fabiano dos Santos, de Nilópolis, aos 14 minutos e 58 segundos, campeão pela quinta vez. Na categoria feminina, Karine Sara, de 18 anos, moradora de Belford Roxo, conquistou o 1º lugar com 18 minutos e 23 segundos.

Foto: Alziro Xavier/PCNI
O evento reuniu pessoas de todas as idades. A iguaçuana Doraci de Lima, 66 anos, participa desde 2013. “Amo participar de corridas, me sinto muito bem. Onde tem corrida eu vou. Quando é na minha cidade, melhor ainda. No total, já conquistei 80 medalhas”.
“Essa corrida abre todas as outras do ano. No dia 20, teremos a de São Sebastião. A prova foi muito interessante pela homenagem ao Júlio que nos prestigia desde a 1ª edição. Isso mostra o reconhecimento de todo o trabalho feito por ele”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Adriano Santos.
Também participaram da Corrida e Caminhada os secretários de Comunicação, Paulo Cezar Pereira e de Direitos da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa. Este ano, o evento contou com o apoio da Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu (Fenig).
Atleta de Japeri se destaca

Mais uma vez o atleta Carlos Jardel Abdel, 37 anos, morador do bairro Jardim Willian, em Japeri, se destacou em uma competição de atletismo, se manteve à frente na classificação geral e levou uma nova medalha para o município. A corrida aconteceu no último domingo (17), em Nova Iguaçu, em comemoração aos 183 anos da cidade. Na ocasião, Jardel Abdel ficou na 23ª colocação, num total de 267 atletas.
“O resultado dessa corrida me deixou muito feliz. Mesmo com muitos competidores de ponta, consegui me sair muito bem nesta prova. Tanto que consegui terminar a competição com um ótimo tempo: Percorri os 4,7 km em 19 minutos e 17 segundos, e com isso, mais uma medalha para a coleção. Agradeço ao apoio que a Secretaria de Esporte Turismo e Lazer tem me dado. Vou continuar treinando e buscando me superar. Corri bem e fiz o meu melhor”, declarou Jardel Abdel, sorridente.
Esta foi a primeira corrida de rua do Rio de Janeiro, em 2016, e também a primeira de Jardel Abdel. Com esse ótimo resultado, o atleta disse ter a motivação necessária para buscar outras conquistas para si e para a cidade de Japeri. Em Dezembro do ano passado, ele representou o município e conquistou o primeiro lugar no Circuito Ostras na etapa Costa Azul, em Rio das Ostras, na categoria da faixa etária de 35 a 39 anos, competindo com mais 29 atletas.