Japeri sedia reunião de Fórum de Economia Solidária

Reunião foi presidida por Inayna Sabas, representante de Japeri Foto: Marllon Guedes

Reunião foi presidida por Inayna Sabas, representante de Japeri
Foto: Marllon Guedes

O município de Japeri sediou esta semana, na Câmara de Japeri, a reunião dos Fóruns Municipais de Economia Solidária da Baixada Fluminense. O encontrou, ocorrido na tarde de segunda-feira (18) contou com a presença de representantes de diversos municípios, como: Japeri, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Belford Roxo, Paracambi, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias. O objetivo desse encontro é propor políticas públicas intermunicipais, que abrangem os seguimentos dos artesãos, agricultores familiares e catadores de materiais recicláveis.
A reunião foi convocada para tratar de assuntos como o circuito de feiras na Baixada Fluminense, que tem o objetivo de criar oportunidades para os integrantes exporem e comercializarem seus produtos, além de trocar saberes e experiências. Outro assunto em pauta foi a eleição da secretaria executiva do Fórum de Economia Solidária do Estado, que abrange vinte e três municípios do estado do Rio de Janeiro. O escolhido para representar a Baixada Fluminense foi Samuel Leite, representante do Fórum Municipal de Economia Solidária de Nilópolis.
De acordo com a representante do município de Japeri, Inayna Sabas, que presidiu a reunião, a ocasião foi útil também para decidir o calendário do circuito de feiras na Baixada. “Estas feiras acontecem em todos os municípios pertencentes ao fórum Intermunicipal, onde cada anfitrião convida os demais municípios a exporem seus produtos, aumentando assim a oportunidade de expandir seus negócios”, disse Inayna Sabas.
Cerca de 30 integrantes dos fóruns municipais da Baixada compareceram à reunião. “O encontro foi muito produtivo. Na ocasião foi proposto também um curso de capacitação na área de gestão e organização, como aprendizado sobre o estatuto, regimentos internos, a forma de confeccionar atas”, concluiu Inayna, ressaltando que a próxima reunião dos Fóruns da Baixada ocorrerá no município de Duque de Caxias, em data ainda a ser definida.

error: Conteúdo protegido !!