Curso de agente mirim em Mesquita
A secretaria de Defesa Civil de Mesquita está com inscrições abertas para a formação da 19ª turma do curso de Agente de Defesa Civil Mirim do município. São oferecidas 40 vagas e a iniciativa é destinada a jovens matriculados na rede municipal de ensino que tenham entre 13 e 16 anos de idade. No curso, que terá duração de aproximadamente três meses, os adolescentes serão preparados para atuar em situações de emergência, aprenderão a combater e prevenir incêndios e noções básicas de primeiros socorros, entre outras informações. As atividades serão semanais, de terça a quinta-feira, das 8h30 às 10h40, e acontecerão na Dinâmica.
Curso de agente mirim em Mesquita (2)
Também estão incluídas aulas de Cidadania, Artes Cênicas, Estatuto da Criança e do Adolescente e informações sobre os perigos do álcool e das drogas. Para realizar a inscrição, o responsável pelo candidato pode comparecer à Dinâmica, que fica na Avenida Coelho da Rocha 1.426, em Rocha Sobrinho, ou ao Cras mais próximo da residência, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h30, munido de original e cópia da certidão de nascimento ou do documento de identidade do futuro aluno e do responsável, além de foto 3×4 e comprovação da matrícula escolar do jovem. Mais informações pelo telefone 2696-2391.
Defesa do consumidor em Belford Roxo
O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) ficará até amanhã na Praça Eliaquim Batista em frente a Estação de Trens da Supervia, no Centro de Belford Roxo. A equipe, composta por três atendentes, um advogado e um coordenador, realiza serviços voltados para a solução de conflitos entre consumidores e fornecedores, através de conciliação.
Carroceiros flagrados despejando entulho em Meriti
Agentes da Guarda Ambiental e fiscais da Subsecretaria de Ambiente de São João de Meriti apreenderam em flagrante, ontem, dois carroceiros que faziam o descarte irregular de entulho em ruas do bairro Tomazinho. As carroças foram apreendidas e encaminhadas à base da Guarda Civil Municipal e seus condutores poderão sofrer as penalidades previstas na legislação ambiental. Além do Código de Posturas do município proibir a circulação de veículos de tração animal por toda a cidade, o despejo de entulho em vias públicas também é caracterizado como crime ambiental.
Plano de prevenção às chuvas em Queimados
Foi apresentado ontem, durante audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Obras de Queimados, o Plano Municipal de Riscos. O plano conta com o mapeamento das áreas de risco, 10 sirenes instaladas em pontos críticos avaliados pela Defesa Civil para alertar a população, 13 pluviômetros para medir o aumento do nível dos rios, treinamento de moradores em locais de risco nos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs), além de uma central de gerenciamento de crise. O próximo passo é encaminhá-lo para a Caixa Econômica Federal para que ele seja aprovado e receba recursos do governo federal para ações que evitem transtornos causados pela chuva.